Política

Deputado Alfredo Gaspar troca farpas com Flávio Dino na Câmara

Gaspar provocou o ministro perguntando se ele usará a "macheza" contra facções criminosas

Por 7Segundos 28/03/2023 18h06
Deputado Alfredo Gaspar troca farpas com Flávio Dino na Câmara
Deputado Alfredo Gaspar - Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (28) o parlamentar alagoano Alfredo Gaspar (UNIÃO) trocou farpas com o Ministro da Justiça Flávio Dino na reunião da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

No momento das perguntas, Gaspar questionou se, entre outros assuntos, se o ministro recomenda que os policiais do Rio de Janeiro faça a mesma incursão que Dino fez ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro: “O senhor garante a vida deles naquela região?”.

Alfredo não parou por aí e também perguntou se o ministro concorda com a ação proposta, em comunhão com o Instituto Anjos da Liberdade, para a retomada de visitas íntimas a chefes de facções em presídios federais e questionou, em referência às prisões ocorridas no dia 8 de janeiro, se Dino usará “sua macheza que botou um monte de véio, menino, no ônibus e levou para academia de policia, também contra as organizações criminosas”. A pergunta trouxe comoção dos outros parlamentares que aplaudiram o deputado.

O parlamentar também pontuou ainda sobre qual é o plano de desarmamento dos grandes criminosos do país e de combate à corrupção, em meio a tantos colegas do ministro “enlameados” e, por fim, se no Ministério, Flávio Dino faria algo parecido com o que fez quando governador do Maranhão: “Torrar mais de R$ 5 milhões em empresa que vende maconha para comprar respiradores”.

Em resposta, reforçou que é “fake news” a notícia propagada de que ele esteve no Complexo da Maré sem escolta policial.

“Sobre minha macheza se o senhor está interessado nesse assunto, eu não estou”, prosseguiu o ministro, acrescentando: “Eu não tenho medo de ninguém, nem de nada. Pode ter certeza disso, mas claro que não sou justiceiro”.

O ministro explicou ainda que a orientação do ministério é pelo uso proporcional da força pela polícia e garantiu que realiza operações contra a corrupção praticamente todos os dias, mas sem divulgação, sem “espetáculo”. E garantiu, também, que muitas apreensões de armas de fogo têm ocorrido na esfera da segurança pública.

Confira a reunião completa clicando aqui