Religião

Arcebispo de Maceió sobre casos de intolerância religiosa: 'banalidade do mal'

Dom Antônio Muniz Fernandez publicou uma carta como porta-voz da instituição

Por 7Segundos 31/03/2023 10h10 - Atualizado em 31/03/2023 10h10
Arcebispo de Maceió sobre casos de intolerância religiosa: 'banalidade do mal'
Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz - Foto: Assessoria

A Arquidiocese de Maceió se pronunciou na manhã desta sexta-feira (31), sobre os casos de intolerância religiosa que vêm ocorrendo no estado. O dom Antônio Muniz Fernandez, líder da igreja Católica de Maceió, classificou a intolerância como uma “banalidade do mal”.

Questionado sobre a posição da igreja nesses casos, Fernandez afirmou que qualquer agressão ou atentado a uma imagem ou símbolo religioso é um grave atentado ao ser humano.

Em seu posicionamento, Fernandez diz enxergar a melhor religião como aquela com a capacidade “nos fazer mais humanos”, como afirmou o Dalai Lama.

O líder religioso destacou a importância de não nos fecharmos ao diálogo, a fim de fortalecer a construção de pontes entre as pessoas, respeitando e praticando a comunhão entre irmãos e irmãs como ensinou Jesus. Fernandez encerrou seu pronunciamento pedindo para darmos espaço a manifestações “do mal em nossos corações”.

Confira o texto na íntegra

Dom Antônio Muniz Fernandes: Nota sobre Intolerância religiosa Intolerância ao pensar e ao ser diferente, são estes os termos para a “banalidade do mal “, segundo a pensadora política (filósofa), dentre as de primeira grandeza do século 20, Hannah Arendt.

Esta será sempre a minha resposta a todos e todas que a mim se dirigem nestes dias com longas perguntas, devo dizer que muitas, e sinceramente devo confessar: a maioria delas sem respostas convincentes.

Qual é a posição e a resposta da Igreja nestes casos?

Qualquer agressão ou atentado, por menor que seja, a uma imagem ou símbolo religioso de uma parte do ser humano é um gravíssimo atentado ao “ser humano”. A que ponto chegamos; estamos beirando a horrenda banalidade do mal. Passamos a dizer as coisas sem refletir o que estamos dizendo. E assim passamos a fazer o que o outro manda ou sugere. Se somos incapazes de sentir como se fossemos o outro, então a dor ou felicidade do outro não são minhas.

E assim gira o mundo, em nossos dias atuais nos perguntamos qual é a melhor religião do mundo? E o Dalai Lama responde: “A melhor religião é aquela que te faz mais humano”; e Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) entra nesta resposta quando em pedaços de seu último manuscrito sobre o Mestre João da Cruz sugere que a sua conduta nos últimos dias de vida filosófica, na mais elevada acepção da palavra, lembrou do que Sócrates falou na iminência da morte.

Na tarde do dia 2 de agosto de 1942, dois agentes da temida Gestapo bateram às portas do Convento para buscar as duas irmãs, ao que Edith respondeu: “vamos Rosa entrar em comunhão com nosso povo”. Ela referia-se diretamente ao povo judeu. Os que foram, desde jovens ou mesmo adultos, ideologicamente formados e doutrinados para não sentirem nada da dor e do sofrimento do outro que era diferente.

Somos cristãos, tementes a Deus, em nosso coração não deve haver espaço para ações que caracterizem a manifestação do mal e nem nos fechemos ao diálogo que fortalece a construção de pontes e não de muros. Respeitemos uns aos outros praticando a comunhão entre irmãos e irmãs como Jesus sempre nos ensinou.

Maceió-AL, 30 de março de 2023.

Com minha bênção episcopal

Dom Antônio Muniz Fernandes, OCarm.