Educação

Governo vai suspender implementação do Novo Ensino Médio e mudanças no Enem

Além de uma portaria a ser publicada nos próximos dias, governo prepara grupo de trabalho para tratar assunto

Por 7Segundos com Estado de Minas 03/04/2023 18h06
Governo vai suspender implementação do Novo Ensino Médio e mudanças no Enem
A sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília - Foto: Agência Brasil

Pressionado por críticas crescentes de educadores e estudantes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai suspender a implementação do Novo Ensino Médio. Uma portaria deve ser publicada nos próximos dias com a interrupção do prazo de implementação da política.

O texto também irá sustar as mudanças no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) previstas para 2024, que adequariam o exame ao previsto nas novas regras da etapa. O Enem é, atualmente, a principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil. Essa suspensão ocorrerá, inicialmente, enquanto durar o prazo da consulta pública sobre o tema.

Iniciada em março, a consulta tem 90 dias de duração, com possibilidade de prorrogação, e mais 30 dias para o MEC (Ministério da Educação) elaborar um relatório. Na prática, a suspensão deve ter, em 2024, um novo formato do Enem como a principal consequência.

O ministro da Educação, Camilo Santana, tem dado várias declarações em que se coloca contrário à revogação do Novo Ensino Médio, pressionado por setores envolvidos no debate educacional. Ele tem defendido que aconteçam ajustes no modelo e que revogar tudo seria um retrocesso.

A portaria com a suspensão — que altera, por sua vez, a portaria 521, de julho de 2021— tem anuência da equipe próxima ao presidente Lula. A avaliação do Palácio do Planalto é de que o governo tem sofrido desgastes exagerados ao manter a reforma, sobretudo, entre os estudantes — os jovens não representam uma base consolidada de apoio ao presidente porque não viveram os anos dos dois mandatos de Lula.

Uma revogação total da reforma dependeria da atuação do Congresso, por ter ocorrido por lei. A suspensão dos prazos foi a saída vista para acalmar os ânimos dos críticos e evitar maiores impactos à imagem do governo e do presidente Lula.

O Novo Ensino Médio foi aprovado em 2017, a partir de medida provisória (que acelera a tramitação), e prevê a organização da grade horária em duas partes.

No modelo, 60% da carga horária dos três anos letivos é comum a todos os estudantes com as disciplinas regulares. Os outros 40% são destinados às disciplinas optativas dentro de grandes áreas do conhecimento, os chamados itinerários formativos. O número de horas anuais obrigatórias passa de 800 para ao menos 1.000, ou de quatro para cinco horas diárias.

A implementação do novo formato tornou-se obrigatória em 2022 e tem registrado uma série de problemas. Os estudantes reclamam, principalmente, de terem perdido tempo de aula de disciplinas tradicionais. Há casos de disciplinas desconectadas ao currículo e deficiências de oferta dos itinerários a todas as escolas.

A revogação total não agrada os secretários estaduais de Educação. Eles argumentam terem realizado um trabalho importante para estruturar o novo modelo. Mais de 80% das matrículas do Ensino Médio estão nas redes estaduais. Em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, o ministro Camilo Santana disse que será suspensa "qualquer mudança no Enem em relação a 2024 por conta dessa questão do Novo Ensino Médio". Questionado, o MEC não respondeu.

Um grupo de trabalho que trata do assunto esteve na tarde desta segunda-feira (3), e a portaria foi o principal tema da conversa.

Desde o início deste ano, estudantes, professores e especialistas da área cobram o governo Lula para que o modelo seja revogado. No dia 15 de março, estudantes fizeram um protesto pressionando pela revogação, em uma primeira rusga de entidades estudantis com a gestão petista.

O prazo atual de implementação da reforma culmina com um novo formato do Enem em 2024, quando a primeira turma completa os três anos da etapa no novo modelo. Por isso, a portaria que deve ser publicada nos próximos dias e revoga esse prazo de implementação também.

Criados com o objetivo de dar aos jovens a opção de escolher uma área para aprofundar os estudos, os itinerários do Novo Ensino Médio estão, na prática, sendo impostos e até mesmo sorteados entre os estudantes nas escolas estaduais do país.

Por falta de professores, espaço físico, laboratórios e turmas lotadas, as escolas não conseguem atender a opção feita por todos os alunos e acabam por colocá-los para cursar os itinerários disponíveis. Sem ter a escolha respeitada, os estudantes têm 40% das aulas do ensino médio em áreas que não são as de seu interesse, como mostrou reportagem da Folha.

A consulta pública instituída pelo MEC prevê audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas nacionais com estudantes, professores e gestores escolares sobre a experiência de implementação do Novo Ensino Médio em todos os estados.