Polícia

PC/AL prende quadrilha acusada de lesar aposentados em quatro Estados do Nordeste

Criminosos atuavam em Alagoas, Pernambuco, Bahia e Paraíba

Por 7Segundos com Assessoria 05/04/2023 11h11 - Atualizado em 05/04/2023 11h11
PC/AL prende quadrilha acusada de lesar aposentados em quatro Estados do Nordeste
Maquineta usada pelos golpistas - Foto: Divulgação

Quatro pessoas foram presas, nesta terça-feira (4), em mais uma operação da Gerência de Inteligência Policial (Ginpol), da Polícia Civil de Alagoas, no combate a organizações criminosas de outros Estados que tentam atuar em Alagoas.

A organização, oriunda de Petrolina, interior de Pernambuco, conforme foi apurado pelo Ginpol, comandada pelos delegados Thales Araújo e Daniel Mayer, era especializada em lesar, especialmente pessoas idosas, percorrendo vários estados, inclusive Alagoas, Pernambuco, Bahia e Paraíba.

As ações do grupo criminoso ocorriam principalmente nos finais de mês, época de pagamento de aposentados, quando há grande concentração de aposentados nos caixas eletrônicas e agências bancárias.
Com variadas modalidades de golpes, a organização criminosa usava de vários subterfúgios que permitiam a eles conhecerem as senhas das vítimas, promover a troca de cartões e, de posse dos cartões das vítimas e das senhas, usavam maquinetas de propriedade do grupo, para subtrair dinheiro das vítimas. As maquinetas foram apreendidas.

As investigações descobriram também que eles monitoravam as vítimas e aguardavam aquelas que iriam realizar saques para, no momento da retirada do dinheiro, alguns integrantes as distraíam, enquanto um deles retirava o dinheiro na “boca do caixa”.

Estima-se que mais de 50 pessoas, a maioria idosas, foram vítimas da quadrilha, desde o final do ano passado.

Os presos estão, agora, à disposição da Justiça.