Saúde

Centro de Reabilitação vai ampliar serviços à população de Viçosa

O anúncio foi feito pela secretária municipal de Saúde, Núbia Moura, durante o IV Encontro de Cuidadores e Pacientes do programa Melhor em Casa e do Centro de Reabilitação

Por 7Segundos com Prefeitura de Viçosa/Severino Carvalho 05/04/2023 19h07
Centro de Reabilitação vai ampliar serviços à população de Viçosa
O anúncio foi feito pela secretária municipal de Saúde, Núbia Moura, durante o IV Encontro de Cuidadores e Pacientes do programa Melhor em Casa e do Centro de Reabilitação - Foto: Ascom Viçosa

A partir deste mês, o Centro de Reabilitação Senhor Bom Jesus do Bomfim vai ampliar a oferta de serviços à população de Viçosa. Serão implantados, pela primeira vez desde que a unidade foi inaugurada, atendimentos em grupos de pacientes com ênfase na saúde da mulher e do homem; em grupos de pessoas com problemas de coluna e para os acometidos por fibromialgia.

O anúncio foi feito pela secretária municipal de Saúde, Núbia Moura, durante o IV Encontro de Cuidadores e Pacientes do programa Melhor em Casa e do Centro de Reabilitação.

“Vamos iniciar o grupo para pacientes com fibromialgia e buscar parcerias com universidades. A fibromialgia se caracteriza pela ocorrência de dores por todo o corpo, além de afetar a questão psicológica do paciente. Então é uma doença que abala emocionalmente. As dores são reais e por isso se tornam necessários o tratamento e o acompanhamento multiprofissional”, informou a secretária.

Encontro

O IV Encontro de Cuidadores e Pacientes do programa Melhor em Casa e do Centro de Reabilitação foi realizado na sexta-feira (31), na Academia de Saúde, Mutirão Cidade de Deus. Foram realizadas rodas de conversa sobre autocuidado e prevenção do câncer de colo do útero, além de atividades físicas e recreativas, como alongamento, aula de zumba e encenações.

“Esse é um momento muito gratificante que as equipes realizam para promover o cuidado com os pacientes e com quem cuida deles. Passamos o conhecimento de uma forma leve, com metodologia ativa. Se a gente fizer palestras, muitas vezes torna-se cansativo e os participantes não conseguem absorver todo o conhecimento. Então trabalhamos com metodologias ativas para facilitar essa aprendizagem”, explicou a coordenadora do Programa Melhor em Casa e do Centro de Reabilitação, Jaqueline Fernandes.

O Melhor em Casa promove atendimento domiciliar e cuidados especializados em pacientes com doenças agudas e crônicas graves. O programa evita e reduz a permanência deles nos hospitais, garantindo acompanhamento seguro e humanizado com mais comodidade.

“O Melhor em Casa possui equipe multiprofissional: médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. O programa funciona como um hospital em casa e atende os acamados. São assistidos, atualmente, uma média de 30 pacientes em Viçosa”, informou Jaqueline Fernandes.

Já no Centro de Reabilitação são realizados, por semana, cerca de 200 atendimentos ambulatoriais, além da fisioterapia domiciliar, que assiste em torno de 60 pessoas. Dona Aurelina Pereira da Silva, 83 anos, é uma das pacientes.

“Sou atendida no Centro de Reabilitação com fisioterapia, porque tenho dores no joelho. Lá eles atendem a gente muito bem. Os profissionais de são ótimos e já tive uma melhora. Tenho a esperança de ficar de boa”, afirmou Aurelina, que participou do IV Encontro de Cuidadores e Pacientes do programa Melhor em Casa e do Centro de Reabilitação.