Geral

Morre, aos 63 anos, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ

Magistrado estava desde 2010 na Corte; causa da morte ainda não foi divulgada

Por 7Segundos com CNN Brasil 08/04/2023 17h05
Morre, aos 63 anos, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ
Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ, morreu aos 63 anos - Foto: Sergio Amaral/STJ

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino morreu neste sábado (8), aos 63 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Corte.

Ele realizava um tratamento de saúde, mas ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte nem velório.

O ministro deixa a esposa e dois filhos.

Quem foi Sanseverino
Sanseverino se tornou ministro do STJ em 2010, por indicação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A partir de 2021, passou a atuar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como ministro substituto.

Na Corte eleitoral, relatou e participou de julgamentos sobre o pleito presidencial de 2022, como pedidos de direito de resposta na televisão ede suspensão de propagandas.

Antes de integrar o STJ, o magistrado foi desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, juiz e promotor de Justiça no Rio Grande do Sul.

Sanseverino era doutor e mestre em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Composição
Com a morte de Sanseverino, Lula terá que indicar mais um nome ao STJ. Além da vaga deixada por Sanseverino, o petista terá que escolher os substitutos de Felix Fischer e Jorge Mussi, que se aposentaram em agosto de 2022 e janeiro de 2023, respectivamente.

Atéo fim do mandato de Lula, em 2026, ainda deixarão a Corte, por aposentadoria compulsória (75 anos), os ministros: Laurita Vaz (outubro de 2023), Assusete Magalhães (janeiro de 2024), Antônio Saldanha (abril de 2026) e Og Fernandes (novembro de 2026).

Repercussão

Emnota, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que recebeu com “imensa tristeza” a notícia sobre a morte de Sanseverino.

“O querido colega, que há mais de 12 anos atuou de forma brilhante no Superior Tribunal de Justiça (STJ), compartilhou conosco muitas de suas virtudes, como a retidão, empatia e extremo zelo pelo país. A Justiça brasileira é testemunha da competência e grandiosidade do nosso colega Paulo de Tarso Sanseverino. Em nome da Justiça Eleitoral, expresso profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos do grande magistrado, que tanto honrou a Justiça Brasileira”, escreveu Moraes.

Tags: