Alagoas

Alagoas possui o segundo maior tempo de espera pelo INSS do Nordeste

Número de pedidos aumentou a nível nacional, afetando o tempo de espera

Por 7Segundos 13/04/2023 11h11
Alagoas possui o segundo maior tempo de espera pelo INSS do Nordeste
Sede do INSS - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O tempo médio de espera pelos benefícios do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) aumentou em 2023 com relação ao ano passado, em Alagoas. Dados do Ministério da Previdência Social evidenciaram um aumento de 35 dias de espera com relação a 2022. O estado possui a segunda maior espera do Nordeste.

Conforme os dados, apurados até o mês de fevereiro deste ano, existem 2.034 pedidos de benefícios para serem analisados em Alagoas, com o tempo médio de espera de 142 dias, sendo aproximadamente cinco meses de espera.

Alagoas perde somente para Sergipe, que possui 169 dias de espera, representando quase seis meses de aguardo para saber se o benefício será recebido ou não.

No ano passado, durante o mês de novembro, a espera no estado alagoano era de 107 dias, sendo de três meses e meio. Na época, entre os estados do Nordeste, esta era a sétima espera mais longa da região.

De acordo com uma avaliação feita a nível nacional, o tempo de espera pelo benefício aumentou nos primeiros meses do ano em todo o Brasil. Em dezembro de 2022, foi registrado 1 milhão de pedidos em análise pela previdência. Em janeiro deste ano, este número subiu para 1,23 milhão e em fevereiro para 1,28 milhão, representando um crescimento nacional de 28%.

.