Educação

Secretário de Educação de Maceió fala sobre videomonitoramento nas escolas

Em entrevista na 96FM, José Neto falou sobre os casos de violência nas escolas e como o município está lidando com isso

Por 7Segundos 13/04/2023 19h07 - Atualizado em 14/04/2023 08h08
Secretário de Educação de Maceió fala sobre videomonitoramento nas escolas
Secretário de Educação de Maceió, José Neto, ouviu demandas e traçou soluções - Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

Nesta quinta-feira (13) o Secretário de Educação de Maceió, José Neto, foi entrevistado no programa Na Mira da Notícia para falar sobre os ataques as escolas que vem acontecendo pelo país e a segurança das escolas da capital alagoana.

O secretário começa pedindo que primeiro devemos ter calma: "A gente vem discutindo bastante com muita cautela e muita preocupação, estamos vivendo esse momento de muita informação falsa nas redes sociais e tá causando um certo pânico na população e a gente vem trabalhando no diálogo. Eu fui hoje em uma escola que teve indícios apurados pela nossa inteligência, fomos tranquilizar os servidores mostrar que a Semed tá junta".

Todas as escolas municipais da capital são vídeo monitoradas, o secretário explica: "Nos já havíamos feito isso independente dos últimos ocorridos, e estamos finalizando a contratação de porteiros escolares com formação em segurança, que tenham possibilidade de agir de forma técnica em um momento de adversidade. Estamos dialogando com o Ministério Público Estadual para que a gente pense em políticas públicas de segurança para as escolas, infelizmente esses fatos que ocorreram fazem com que a gente tenha um olhar mais atento a isso". Além do Ministério Público, José Neto contou que a Secretaria também está dialogando com a Polícia Militar, com entidades representativas como a AMA e com a Secretaria de Segurança para melhorar a segurança das escolas.

Todas as 147 escolas municipais possuem vídeo monitoramento, que é feito por uma empresa terceirizada.

Sobre a questão psicológica dos estudantes, o secretário comentou: "Hoje já existe ou um psicólogo ou um assistente social em cada unidade escolar. A gente vem se preocupando com a saúde mental dos nossos alunos e nossos professores. Estamos aplicando materiais pedagógicos voltados ao aspecto emocional dos alunos, então o governo JHC tem se preocupado com essa pauta. É o primeiro governo que contrata esses profissionais". José Neto explica que viemos de momentos como a pandemia que fragilizaram a saúde mental das crianças, então estão buscando parcerias na Secretaria de Saúde para atender todas essas crianças.