Concursos

Candidatos autodeclarados negros do concurso do Ifal devem enviar documentação até sábado (22)

A convocação dos candidatos autodeclarados negras e negros para a banca foi publicada na última segunda-feira (17)

Por Assessoria 18/04/2023 17h05
Candidatos autodeclarados negros do concurso do Ifal devem enviar documentação até sábado (22)
Candidatos autodeclarados negros do concurso do Ifal referente ao Edital nº 162/2022 devem enviar documentação até sábado (22) - Foto: Reprodução

Os candidatos aprovados no concurso do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) referente ao Edital nº 162/2022 que se autodeclararam negros e optaram por concorrer às vagas reservadas às pessoas negras, deverão passar pela etapa de banca de heteroidentificação do concurso. E estes candidatos autodeclarados negros devem enviar suas documentações em formato digital, de acordo com as regras publicadas no nº 162/2022, impreterivelmente até as 23h59min do próximo sábado, dia 22 de abril.

A convocação dos candidatos autodeclarados negras e negros para a banca foi publicada na última segunda-feira, dia 17 de abril. A realização da banca de heteroidentificação é de responsabilidade do Ifal e todas as informações sobre o processo já estão disponíveis nos sites www.fundepes.br e www.copeve.ufal.br, juntamente com o Edital nº 162/2022.

Não haverá prorrogação nos prazos e quem não enviar a documentação perderá o direito à disputa pelas vagas das cotas raciais. “Todas as informações sobre este envio e sobre os passos rumo à banca de heteroidentificação, realizada pelo Ifal, estão no edital do concurso. É fundamental que os candidatos consultem este documento e sigam as normas lá apresentadas”, afirmou Luiza Cabral, gerente de concursos da Fundepes.

Nas bancas de heteroidentificação, os candidatos cotistas são avaliados por uma comissão especializada constituída pelo Ifal, assegurando o direito do acesso de negros e negras ao funcionalismo público como previsto na legislação. O objetivo da heteroidentificação racial é garantir que os candidatos que ingressarem nas vagas reservadas para pessoas negras sejam realmente negras. Assim, diminui-se a possibilidade de fraudes no sistema de cotas. Desde 2014, a Lei 12.990 prevê a reserva aos candidatos negros de 20% das vagas oferecidas em concursos do serviço público federal.

Organizado pela Fundepes (Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa) em parceria com a Copeve (Núcleo Executivo de Processos Seletivos) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o concurso do Ifal referente ao Edital nº 162/2022 contou com mais de 4 mil inscritos e provas em 5 de março. A oferta de vagas foi para os cargos de Assistente de Aluno; Técnico de Tecnologia da Informação; Bibliotecário – Documentalista; Pedagogo e Técnico em Assuntos Educacionais.