Cidades

Prefeitura avança na construção de residenciais para beneficiar famílias com novos lares

Residenciais erguidos na parte alta geram empregos, movimentam a economia e recolocam profissionais no mercado de trabalho

Por Secom Maceió 19/04/2023 16h04
Prefeitura avança na construção de residenciais para beneficiar famílias com novos lares
Residenciais Diana Simom e Pedro Teixeira estão com obras avançadas no bairro Santa Amélia - Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió mantém em pleno desenvolvimento as obras para construção de mais unidades habitacionais na capital. O objetivo deste trabalho na gestão do prefeito JHC é contribuir decisivamente para redução do déficit de moradias, além de continuar transformando as condições das famílias que, em breve, deixarão locais de morada considerados insalubres, para residir em casas seguras, próprias e dignas.

As obras para construção de novos residenciais também representam o fortalecimento da economia na capital, além de gerar renda por meio dos empregos.

Somente no bairro da Santa Amélia, parte alta de Maceió, um complexo de três residenciais está em fase de finalização de obras. Os conjuntos Pedro Teixeira Duarte I e II possuem 500 apartamentos cada, e o Diana Simon, tem 180 unidades. Nessa região, 1.180 famílias, conforme cronograma da Secretaria-adjunta de Habitação, serão contempladas. Para dar agilidade na construção, em torno de 870 funcionários foram contratados.

Em paralelo a esses serviços, mais dois residenciais serão entregues na parte alta de Maceió, no bairro Santos Dumont. As unidades habitacionais Mário Peixoto I e II possuem 192 apartamentos cada, vão beneficiar 384 famílias. São, aproximadamente, 250 trabalhadores na obra.

Os residenciais Diana Simon, Pedro Teixeira I e II e Mário Peixoto I e II possuem 44m² divididos em cinco cômodos, que são dois quartos, banheiro, sala e cozinha. Os espaços ainda contam com quadra de esporte, playground e salão de festa.

Germano Bento deixou a cidade de Chã Preta, no interior, para se dedicar aos trabalhos nos residenciais Diana Simon e Pedro Teixeira. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió
Entre os funcionários contratados está Germano Bento, que saiu de Chã Preta, no interior do Estado, para trabalhar no residencial Diana Simon. Dormindo no alojamento da obra, longe da esposa e dos filhos, ele conta que não perdeu a chance de garantir uma nova renda. "Daqui eu tiro o sustento da minha casa, a gente deu o melhor nessa obra para entregar um serviço de qualidade e conseguir o salário para manter a família”, complementa.

Sandro Gonçalves, engenheiro civil da obra, destaca a importância ao entregar mais um complexo habitacional na parte alta da cidade. "Além de trazer benefício para 1.180 famílias, desenvolve o bairro e melhora o comércio da região. É um empreendimento importante para a população de baixa renda que muitas vezes vive de aluguel, em péssimas condições ou não tem onde morar”.

Recolocação no mercado - Givanildo Correia estava desempregado há quatro anos. A iniciativa da Prefeitura de Maceió abriu portas para o servente de pedreiro que tinha o desejo de voltar a trabalhar e não encontrava a oportunidade.

“Eu pensei que nunca mais ia trabalhar em construção, tinha o desejo de voltar e não estava conseguindo nada, como passei muito tempo afastado acabei perdendo contatos. É gratificante lembrar que começamos do zero e que vamos ver diversas famílias aproveitando um lar novinho”, comemora.

Já o eletricista Adriano Vieira trabalha há nove anos na empresa que está responsável pela obra e fala da satisfação ao vê-la em fase final de entrega. “Lembro que fiquei ansioso para chegar em casa e contar à família que fui chamado para trabalhar em uma obra tão bonita. Todo dia é uma realização aqui, pois construímos com muito carinho. Estou feliz e grato, significa que finalizei um trabalho importante e contribuí para a entrega de mais um sonho para os maceioenses”, pontua.

Priorizar as famílias 

O secretário-adjunto de Habitação, Neto Andrade, contextualizou que em Maceió, mais de 35 mil pessoas precisam de um lar digno.

“Sem sombra de dúvidas essas obras são importantíssimas para diminuir o histórico desse déficit habitacional. Trabalhamos diariamente atendendo à população e muitas famílias que vivem de aluguel estão com dívidas que só crescem. O prefeito JHC tem determinado várias prioridades para dar uma moradia digna a quem mais necessita”, ressalta Neto Andrade.