Saúde

Em 2023, não houve caso de morte causada por picada de escorpião em AL

Informação errada do registro de três mortes no estado foi identificada e corrigida pelas secretarias municipais de saúde

Por Assessoria 22/04/2023 19h07
Em 2023, não houve caso de morte causada por picada de escorpião em AL
Escorpião-amarelo é a principal espécie no Nordeste do Brasil - Foto: BIOMAX

Os dados deste ano relacionados a óbitos por picada de escorpião em Alagoas foram inseridos erroneamente pelos municípios no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde (MS). Nesta sexta-feira (20), após uma análise realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde, foi esclarecido que não houve mortes causadas por picadas de escorpião neste ano de 2023.

O que aconteceu, na verdade, segundo os técnicos municipais, foi um erro de digitação no momento de notificar os casos. De acordo com a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa), no momento de encerrar a investigação dos casos relacionados a picadas de escorpião, foi informado que os pacientes evoluíram para óbito, quando eles se recuperaram das lesões.

A Sevisa já solicitou a correção dos dados aos municípios em que os erros aconteceram. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta as pessoas que foram picadas por escorpião a procurarem orientação médica imediata e mais próxima do local da ocorrência do acidente.

Para evitar a aparição de escorpiões em sua residência evite entulhos, acúmulo de obras e faça o recolhimento periódico do lixo. Além disso, examine roupas e calçados antes de se vestir; mantenha berços e camas afastados da parede e tome cuidado ao se encostar em paredes.