Agricultura

Viçosa recebe a 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa

O evento será realizado no Centro de Convenções Dr. José Evilásio Torres, localizado na Praça Apolinário Rebelo

Por Assessoria 24/04/2023 18h06
Viçosa recebe a 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa
Viçosa recebe a 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa - Foto: Assessoria

O Município de Viçosa, no Vale do Paraíba alagoano, recebe, nos dias 26, 27 e 28 de abril, a 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa. O evento será realizado no Centro de Convenções Dr. José Evilásio Torres, localizado na Praça Apolinário Rebelo, Centro da cidade, localizada a 86 km de Maceió.

A iniciativa é do Grupo de Estudos e Extensão em Ciências Agrárias de Alagoas (Gecasa), do Campus das Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal Alagoas (Ufal) -, e da Prefeitura Municipal de Viçosa.

“Esse evento é de suma importância para o desenvolvimento e o fomento da agricultura familiar, não só do município de Viçosa, mas de todo o Vale do Paraíba. Nele serão levantadas todas as possibilidades de desafios que a agricultura familiar enfrenta no momento e os caminhos que podemos trilhar para superá-los”, destacou o secretário municipal de Agricultura de Viçosa, Israel Moura.

O pré-lançamento da 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa aconteceu no dia 10, na Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço do Estado de Alagoas (Sedics).

“O objetivo é realizar ações intensivas de pesquisa e extensão universitária em comunidades rurais e, a partir de demandas dessas realidades, integrar soluções de práticas já instaladas na universidade e em instituições parceiras”, explica o professor José Roberto Santos, do Gecasa.

As inscrições para o evento podem ser feitas NESTE LINK.

“A maior parte dos alimentos que chega à mesa da população brasileira, e em Viçosa não é diferente, vem da agricultura familiar. Desde o início, nossa gestão tem ofertado uma atenção especial ao pequeno produtor e esse evento se soma aos esforços no sentido de que a agricultura familiar se fortaleça e se desenvolva cada vez mais em nosso município e região”, disse o prefeito de Viçosa, João Victor.

Programação


A cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira (26), às 15 horas, seguida do debate sobre “A importância da agricultura familiar camponesa do Vale do Paraíba alagoano: possibilidades e desafios”.

Em seguida, o tema a ser discutido será: “Plantas alimentícias não convencionais: um olhar para a biodiversidade e alimentação”. A programação segue à noite na Praça Apolinário Rebelo com apresentações culturais.

Na quinta-feira (27), a partir das 8 horas, estão programadas visitas técnicas às propriedades de agricultores que usam tecnologias sociais sustentáveis no Assentamento Quinta da Serra: sistemas agroflorestais e recuperação de nascentes. Haverá, ainda, inauguração de poço artesiano, análises de água e peixamento para criação em açudes.

A partir das 15 horas, a programação volta a acontecer no Centro de Convenções com roda de conversa sobre alimentação saudável no campo e na cidade, avaliação alimentar da população, mostra e degustação de comidas típicas, vacinação de cães e gatos, mutirão da saúde. Apresentações culturais acontecem na Praça Apolinário Rebelo, a partir das 19 horas.

Feira da Agricultura Familiar


Na sexta-feira (28), último dia do evento, a Praça Apolinário Rebelo receberá a Feira da Agricultura Familiar, a partir das 6 horas. No Centro de Convenções, será realizado, às 9 horas, o Fórum da Agricultura Familiar: “Caminhos para o desenvolvimento da agricultura familiar camponesa do Vale do Paraíba”.

A 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa será encerrada às 14 horas com coffee break e apresentação cultural.

Serão entregues, ainda, plantas nativas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); de alevinos, pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri); realizada triagem do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), pela Emater; e triagem / cadastro de produtores, pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).