Política

Arthur Lira quer CPI para investigar invasões do MST

CPMI dos atos de oito de janeiro ocorrerá paralelamente

Por 7 segundos 25/04/2023 11h11
Arthur Lira quer CPI para investigar invasões do MST
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira - Foto: Reprodução/Internet

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), disse nesta segunda-feira (24) que fará leitura do requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as invasões ocorridas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Na semana passada, Lira recebeu integrantes da bancada ruralista para debater a CPI do MST. De acordo com a Frente Parlamentar da Agropecuária, o número de invasões em propriedades rurais produtivas tem aumentado desde fevereiro deste ano e já somam mais de 40.

Arthur Lira anunciou também, a criação de mais duas CPIs. Os deputados irão investigar a manipulação de resultados em partidas de futebol e as inconsistências bilionárias das Lojas Americanas.

Há uma quarta CPI protocolada na Câmara com o objetivo de investigar indícios de operações fraudulentas em empresas de serviços financeiros que prometem gerar patrimônio por meio de criptomoedas. Lira ainda não se comprometeu com a criação desta CPI.

As CPIs da Câmara devem tramitar paralelamente à comissão parlamentar mista (CPMI) que investigará os atos golpistas. Com a participação de deputados e senadores, a CPMI é vinculada ao Congresso Nacional e sua criação depende da leitura de um requerimento pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco, durante sessão do Congresso. A expectativa é que isso aconteça nesta quarta-feira (26).

A preocupação dos parlamentares governistas é que as CPIs possam desviar o Congresso de pautas de interesse do Executivo. Lira afirmou que a Câmara irá “prezar pela continuidade da pauta”.