Saúde

10% dos maceioenses não completaram seu esquema vacinal

Notícias falsas aparenta ter sido um dos motivos

Por 7Segundos 26/04/2023 14h02 - Atualizado em 26/04/2023 15h03
10% dos maceioenses não completaram seu esquema vacinal
Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza - Foto: Assessoria

Em entrevista realizada, na tarde desta quarta-feira (26), ao programa Antena Tarde, o Enfermeiro da gerência de imunização de Maceió, Mário Cesar, falou sobre as dificuldades que a cobertura vacinal tem sofrido no município. Ele atribui as notícias falsas, disseminadas nas redes, como um dos principais motivos para a diminuição da adesão popular à vacinação, além de fazer um apelo à população para que se vacine.

O servidor falou que pelo menos 10% da população não completou seu esquema vacinal e que pelo menos um terço não tomou a dose de reforço da vacina monovalente. Mário reforçou a importância dessa vacinação, trazendo dados da própria Fiocruz que apontam que pelo menos 90% dos casos de óbitos e internações são de pessoas que não completaram seu esquema vacinal.

"Nós temos feito a nossa parte. A Anvisa, em conjunto com o Ministério da Saúde, tem liberado vacinas seguras, mas ainda sentimos uma resistência por causa das 'Fake News' e por tantas outras notícias que têm amedrontado a população sem necessidade."

"As 'fake news' têm atrapalhado muito a questão da vacinação, não só a de Covid, não só de influenza, mas toda a cobertura vacinal, tanto as de menos de um ano quanto as de um ano. Antigamente, éramos exemplo para o mundo, mas após a disseminação de notícias falsas nas campanhas de 2020 e de 2021, tivemos uma baixa muito grande na cobertura vacinal, principalmente em crianças menores de um ano que não estão matriculadas e que dependem do pai e da mãe para serem vacinadas."

Na manhã desta terça-feira (25), a Prefeitura de Maceió anunciou a ampliação do esquema vacinal para o imunizante bivalente contra a Covid para maiores de 18 anos. Abaixo estão as informações sobre o que é necessário levar e onde pode ser feita a vacinação:

Documentação necessária:


As pessoas precisam apresentar um documento de identificação com foto + cartão de vacinação.

Locais de vacinação:


Maceió Shopping (segunda a sábado, de 9h às 21h).
Pátio Shopping (segunda a sábado, de 15h às 21h / Domingo, das 12h às 18h).
Centro de Atendimento ao Turista (CAT-Praia) – 15h às 21h.
Saúde da Gente Infantil, Mulher e nas Grotas – 8h às 20h.
E nas unidades que vacinam contra a Covid-19. Confira os locais no Vacina Maceió.
Contraindicações:
Hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer dos excipientes da vacina.
Para aquelas pessoas que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior da vacina.