Saúde

Prefeitura mantém vacinação em domicílio para usuários acamados

Estratégia vacina pessoas idosas contra Influenza, Covid-19 e Pneumonia

Por Secom Maceió 26/04/2023 16h04
Prefeitura mantém vacinação em domicílio para usuários acamados
Ação inclui também pessoas com dificuldades de locomoção e de acessibilidade - Foto: Arquivo SMS

Consolidada para ampliar o alcance de imunização do público adulto que não tem como se deslocar para os pontos disponíveis na capital alagoana, a vacinação em domicílio segue sendo utilizada como um reforço a mais na campanha de vacinação contra a Influenza e já imunizou 362 pessoas nesta condição desde o início da iniciativa, no dia 10 de abril.

O serviço é destinado a pacientes em leito domiciliar (acamados), mas também atende pessoas que possuam significativas dificuldades de locomoção ou de acessibilidade – em sua maioria idosos – público considerado prioritário nas campanhas de vacinação. Além das doses contra a Influenza, são disponibilizadas também as vacinas contra a Covid-19 (inclusive a Bivalente) e a Pneumo 23.

Para ter acesso ao serviço, que conta hoje com quase duas mil pessoas cadastradas, o familiar ou responsável deve enviar os dados necessários – nome completo, data de nascimento, CPF e endereço do paciente (com ponto de referência), além do telefone de contato do responsável para o e-mail [email protected]. A solicitação também pode ser feita pelo telefone (82) 3312-5589, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

“Após esse primeiro cadastramento, a equipe do serviço entra em contato para fazer uma pré-triagem, para saber se o paciente está em condições de receber a vacina, bem de saúde e sem sintomas gripais, para que então seja agendada a visita e aplicadas as doses necessárias”, explica a enfermeira Raelma Albuquerque, técnica da Gerência de Imunização da Secretaria de Saúde de Maceió.

É exatamente o que vem fazendo Wellington Braz da Silva, para assegurar a imunização de sua mãe, Irene Galdino, contra as doenças respiratórias. Aos 81 anos e acamada, Dona Irene teve, há poucas semanas, sua proteção contra a Covid-19 atualizada, com a aplicação da vacina Bivalente. Agora, o filho aguarda o prazo correto para livrá-la do risco da Influenza.

“Já fazemos uso desse atendimento há algum tempo para minha mãe em casa. E mesmo agora, com ela internada em um hospital, fiz a solicitação e pudemos garantir a continuidade de sua proteção contra a Covid-19. A equipe foi, como sempre, rápida e eficiente”, ressaltou Wellington Braz.

Campanha


Coordenada pelo Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra a Influenza tem o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção, na população-alvo da vacinação.

A nova dose, chamada de trivalente, tem como objetivo assegurar a proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, garantindo efetividade contra as novas cepas do vírus da Influenza. A ação será realizada em uma única etapa, contemplando todos os grupos prioritários, até o dia 31 de maio.