Política

Fernando Pereira se compromete na busca por soluções para demandas de Viçosa e região

Fernando Pereira também criticou o fechamento, pelo Poder Público, de matadouros, casas de farinha e queijarias em todo o estado nos últimos anos

Por Assessoria 26/04/2023 18h06
Fernando Pereira se compromete na busca por soluções para demandas de Viçosa e região
Deputado estadual Fernando Pereira - Foto: Assessoria

Demandas do município de Viçosa e região foram abordadas pelo deputado estadual Fernando Pereira (Progressistas) na manhã desta quarta-feira (26), durante entrevista ao vivo para o programa Conversa Afinada, conduzido pelo jornalista Marcos Silva, na Rádio Princesa 103,5 FM. O parlamentar se comprometeu em buscar soluções para as solicitações e levar respostas à população.

Assim como fez ontem (25) durante a sessão, na Assembleia Legislativa, o deputado voltou a cobrar do Governo do Estado informações sobre o Abatedouro Frigorífico de Viçosa, cujo prazo para início do funcionamento termina no dia 22 de julho, conforme acordado durante a assinatura da Parceria Público Privada (PPP), em 2021, que transferiu a gestão do abatedouro para a iniciativa privada.

“Tive a felicidade de, à época como secretário no governo Renan Filho, participar dessa assinatura, um passo importante para colocar o abatedouro em funcionamento, mas infelizmente não está havendo celeridade para que isso aconteça. O Governo precisa se pronunciar e tomar as medidas cabíveis, por meio da Secretaria de Agricultura, da Adeal, da PGE, para resolver o problema”, reforçou.

Fernando Pereira também criticou o fechamento, pelo Poder Público, de matadouros, casas de farinha e queijarias em todo o estado nos últimos anos, sem que os pequenos empreendedores tivessem incentivos e orientação para que se adequassem e mantivessem seus comércios em funcionamento, movimentando a economia de suas respectivas regiões. “Além de existir muita burocracia, não há no governo estrutura para atender esses pequenos produtores”.

Outro ponto abordado durante a entrevista foi a concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário à empresa BRK para cidades da região metropolitana. O deputado lembrou que, assim como ele, municípios comandados por aliados políticos, a exemplo de Teotônio Vilela, Campo Alegre, Craíbas, entre outros, foram contrários a concessão da forma como foi realizada, levando em conta exclusivamente a maior outorga e sem considerar o menor valor da tarifa, deixando o usuário como principal prejudicado, como principal pagador.

“A situação é tão grave que, em alguns municípios por onde tenho andado, o povo tem pedido à volta da Casal, que era conhecida pelo serviço precário”, ressaltou, acrescentando que é necessário que os cidadãos de cada município cobrem de seus representantes, dos prefeitos, o uso adequado dos recursos públicos oriundos do pagamento das outorgas.

Por fim, Fernando Pereira também se comprometeu a levar ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) o pedido para a manutenção de rodovia AL-210.

“Sou um dos únicos que faz contraponto ao Governo na Assembleia, mas são contrapontos coerentes, de cobranças pelo certo. Não é oposição por oposição. Nas matérias a favor dos alagoanos, o governador Paulo Dantas pode contar com o meu voto, mas estarei atento e cobrando todas as reivindicações acerca daquilo que não está melhorando a vida do povo alagoano”, concluiu.