Saúde

Unidades do Hemoal funcionam em horários especiais no Feriado do Dia do Trabalho

Medida visa possibilitar a doação de sangue para os voluntários que não dispõem de tempo nos dias úteis

Por Assessoria 28/04/2023 14h02
Unidades do Hemoal funcionam em horários especiais no Feriado do Dia do Trabalho
Para doar sangue, é necessário estar usando máscara - Foto: Carla Cleto

Que tal aproveitar o Feriado Nacional do Dia do Trabalho para praticar um gesto nobre e que pode salvar até quatro vidas? Basta comparecer a uma das Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) nesta segunda-feira (1º), e se candidatar à doação voluntária de sangue.

Para isso, as unidades do Hemoal Maceió, situadas nos bairros Trapiche e Via Expressa, irão abrir das 7h30 às 17h. Já a unidade do Hemoal Arapiraca, localizada no bairro Eldorado, recebe voluntários das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.

Além de funcionar no sábado (29), a decisão de abrir os postos de coleta de sangue durante o feriado, conforme a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, representa uma estratégia do Núcleo de Captação. “Atuamos para manter nosso estoque estabilizado e, desse modo, ajudamos quem não pode doar de segunda a sexta, porque trabalha ou estuda”, salientou.

Critérios para Doação

Verônica Guedes ressaltou, entretanto, que é necessário seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação voluntária de sangue. “Como antes do Feriado Nacional do Trabalho teremos o fim de semana, com muitos shows e festas, é necessário lembrar que para doar sangue o voluntário não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o comparecimento ao Hemoal”, ressaltou.

Mas é importante ficar ciente, também, que o candidato à doação de sangue deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior. “Outras recomendações dizem respeito a evitar o consumo de alimentos gordurosos, como feijoadas, por exemplo, porque eles interferem na qualidade do sangue coletado e que será transfundido ao paciente internado em um hospital ou maternidade”, salientou a diretora do Hemoal, ao lembrar que a pessoa não pode estar gripada, com Influenza ou com Covid-19.

Ela também pontuou que as pessoas que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, ficam impossibilitadas de doar sangue pelo período de um ano, contado a partir do dia em que fez o procedimento. “Já no caso das pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids e sífilis, o impedimento é definitivo”, informou Verônica Guedes.

A diretora do Hemoal recordou, no entanto, os critérios básicos exigidos para doar sangue. “Além de estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação oficial e original com foto e comparecer ao posto de coleta usando máscara. Se o voluntário for menor de idade, ele deve estar acompanhado do responsável legal para autorizar a doação”, descreveu Verônica Guedes, ao lembrar que as mulheres ficam impedidas de doar sangue apenas quando estão grávidas ou amamentando.