Educação

Pró-Reitor garante pagamento de bolsas e continuidade do Programa das Casas de Cultura do Espaço Cultural da Ufal

Programa é fundamental para o aprendizado e formação de alunos e professores

Por 7Segundos com Assessoria 03/05/2023 13h01
Pró-Reitor garante pagamento de bolsas e continuidade do Programa das Casas de Cultura do Espaço Cultural da Ufal
r Cézar Nonato Candeias, Pró-Reitor de Extensão da Ufal - Foto: Assessoria

“O programa das Casas de Cultura do Espaço Cultural da Ufal é prioritário na política de extensão Universidade. Todas as bolsas deste projeto serão religadas integralmente, e na verdade parte delas já foram. E mais: nos comprometemos em incorporar o Programa Casas de Cultura no Espaço Cultural bem como outras iniciativas culturais na construção do Plano de Cultura, instrumento que trará um maior detalhamento da concretização da Política Cultural, já que a referida política, por sua natureza, tem um caráter amplo e, por isso mesmo, não faz referência a nenhuma atividade cultural específica.
A manifestação da Faculdade de Letras é democrática e respeitosa e a recebemos com a certeza de que a meta de todos é garantir o avanço de nossa Ufal”.

A afirmação acima é do professor Cézar Nonato Candeias, Pró-Reitor de Extensão da Ufal. “A verdade é que a atual gestão, desde sua posse em janeiro de 2020, enfrentou os dois maiores desafios que a Ufal poderia ter vivido em seus mais de 60 anos de existência. O primeiro foi a pandemia da Covid-19, que nos obrigou a suspender aulas e paralisar diversos projetos de extensão, já retomados graças ao empenho da gestão do professor Tonholo e da professora Eliane, nossa vice-reitora. O segundo foi o pior corte de recursos que a Ufal já sofreu em toda a sua história. Foram 4 anos com cortes frequentes de recursos financeiros, sem aviso prévio e sem justificativas. Mas estamos superando esta fase e prontos para avançar”, garantiu Candeias.

“Respeitamos e reconhecemos o trabalho devotado e histórico desenvolvido pelas Casas de Cultura por meio do esforço de estudantes, técnicos e docentes da Faculdade de Letras da Ufal. Podem ter certeza: este Programa de sucesso têm o apoio total da gestão liderada pelo professor Tonholo e pela nossa vice-reitora, professora Eliane. Nós que estamos na gestão aceitamos e parabenizamos as manifestações democráticas e justas da comunidade acadêmica, estamos sempre abertos ao diálogo e sabemos que o objetivo de todos é um só: construir uma Universidade mais plural, atuante e mais colaborativa rumo ao desenvolvimento de nosso estado”, concluiu o Pró-Reitor.