Cultura

Quadrilheiros falam sobre a expectativa para o São João 2023

Quadrilha junina Luar do Sertão traz o espetáculo “Ubuntu, eu sou porque nós somos” e fala sobre fraternidade e empatia

Por Larissa Galvão* 06/05/2023 08h08
Quadrilheiros falam sobre a expectativa para o São João 2023
Quadrilha Junina Luar do Sertão - Foto: Reprodução/Instagram

O São João é a época do ano mais esperada pelas pessoas que participam de quadrilhas juninas. É o ano inteiro de preparação para as apresentações, com os ensaios, as coreografias ritmadas, o figurino e o tema para o espetáculo sair perfeito. Um pouco mais de um mês para as apresentações e concursos serem realizados, os participantes contaram como está a expectativa para o São João 2023.

Josivan fala que se apaixonou pela quadrilha Luar do Sertão e que sua história com a junina começou em 2008: “Quando vi me apaixonei porém não tinha a idade para fazer parte do corpo docente da quadrilha, mas sempre acompanhei a trajetória da luar. No ano de 2015 comecei a fazer parte efetivamente da luar e até hoje permaneço engajado na quadrilha. Estou há quase 16 anos envolvido”.

Questionado sobre a sua expectativa do São João para esse ano, ele diz que espera um espetáculo emocionante onde todos os envolvidos possam se divertir e festejar junto ao público.

A temática desse ano se chama: “Ubuntu eu sou porque nós somos” e segundo ele estará repleta de lições e aprendizados:

“Será tematizado a riqueza da diversidade das diferentes culturas e as maravilhas do continente africanos junto com a cultura nordestina", disse.

Emmanuel Lima, diretor artístico e projetista da Luar do Sertão disse que o processo para o espetáculo teve início em Outubro de 2022:

“Já estamos nos últimos ajustes para os festejos juninos. Ao todo são 25 minutos de um espetáculo teatro musical com cores e elementos surpresas que dão um brilho especial ao espetáculo”.

Para ele a época de São João representa o contato com as suas raízes e tradições:

“Representa a minha identidade enquanto nordestino. Muito embora pouco se valorize e se mantenha as tradições. Amo acender minha fogueira, assar o milho e escutar um bom é autêntico Forró. Fazer São João é gratificante e prazeroso”, afirma.

Estreia

A estreia da quadrilha Junina Luar do Sertão será realizada no dia 03/06 em um evento promovido pela própria quadrilha. Já os campeonatos ocorrerão dia 09/06 em Marechal Deodoro, dia 14/06 no Jaraguá e 23/06 em Arapiraca.

O espetáculo “Ubuntu, eu sou porque nós somos” é uma filosofia criada na África e propaganda ao mundo por Nelson Mandela e que pode ser aplicada em qualquer lugar do mundo e em diversas situações. Ele aborda o amor, a empatia e a fraternidade.

Luar do Sertão


A quadrilha considerada a maior representante no segmento junino atua há 37 anos e carrega vários títulos dentro e fora do Estado: é tri-campeã brasileira, tri-campeã nordestina, 16 vezes campeã alagoana, tri campeã da rede globo NE e 10 vezes campeã no concurso forró e folia.

*Estagiária sob supervisão