Brasil

Rita Lee é velada em cerimônia aberta ao público no Ibirapuera, em São Paulo

Despedida da Rainha do Rock brasileiros reuniu fãs debaixo de chuva horas antes mesmo da abertura dos portões

Por GZH 10/05/2023 11h11
Rita Lee é velada em cerimônia aberta ao público no Ibirapuera, em São Paulo
Velório de Rita Lee - Foto: Foto: Brazil News

O corpo de Rita Lee é velado na manhã desta quarta-feira (10), no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A despedida ocorre das 10h às 17h e é aberta ao público. A família da artista informou que ela será cremada, conforme a vontade dela, em cerimônia reservada a familiares e amigos.

Rita deixou o marido, Roberto de Carvalho, com quem ficou casada por 46 anos, e três filhos do casamento com ele: Beto Lee, João e Antônio. Anteriormente, ela foi casada com Arnaldo Baptista, seu parceiro na banda Os Mutantes.

Durante o velório, o teto do Planetário irá exibir a projeção do céu em 31 de dezembro de 1947, data de nascimento da cantora.

O corpo de Rita chegou ao Ibirapuera por volta das 5h desta quarta, quando alguns fãs já começaram a formar fila para se despedir da cantora. Eles aguardaram debaixo de chuva a abertura dos portões. Muitas coroas de flores já chegaram ao Planetário. João Lee, um dos filhos da artista, foi o primeiro a chegar ao local.

Ao g1, João comentou o legado da mãe.

— É uma pessoa muito única. Para mim, ela vai ser eterna. Acho que para todo mundo — afirmou. — Era uma loucura a dignidade dela, a sensibilidade dela de lidar com as pessoas, de entender as pessoas, a forma que ela tinha de se comunicar com o público, com o mundo, uma pessoa muito única. Eu não sei se eu conheci uma pessoa tão igual na minha vida, mas eu tive o privilegio de passar 43 anos com ela, aprendendo demais, recebendo os valores dela.

No livro Rita Lee: Uma Autobiografia (2016), a cantora imaginou como seria a repercussão de sua morte. "Os fãs, esses sinceros, empunharão capas dos meus discos e entoarão Ovelha Negra", escreveu em um trecho. "Nenhum político se atreverá a comparecer ao meu velório, uma vez que nunca compareci ao palanque de nenhum deles e me levantaria do caixão para vaiá-los. Enquanto isso, estarei eu de alma presente no céu tocando minha autoharp e cantando para Deus: Thank you Lord, finally sedated. Epitáfio: Ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa", concluiu a artista, na época.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias pela morte da artista. O decreto foi publicado na terça-feira (9), em edição extra do Diário Oficial da União. Durante o período, as bandeiras do Brasil em prédios públicos ficam hasteadas em meio mastro.