Capital

OAB acompanhará o caso de racismo religioso ocorrido em terreiro de Maceió

A Comissão Especial de Direito e Liberdade Religiosa assistirá o episódio que aconteceu na última segunda-feira (08)

Por 7Segundos com Assessoria 12/05/2023 09h09
OAB acompanhará o caso de racismo religioso ocorrido em terreiro de Maceió
''Equiparação de injúria racial a racismo deve coibir esse crime'', diz presidente de comissão da OAB/AL - Foto: Assessoria

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), anunciou nesta sexta-feira (12), que irá acompanhar o caso de racismo religioso registrado no bairro do Barro Duro, em Maceió.

A Comissão Especial de Direito e Liberdade Religiosa assistirá o episódio que aconteceu na última segunda-feira (08), em um terreiro de candomblé. Na ocasião, foram jogadas cascas de banana dentro do local, caracterizando o ato como racismo religioso.

A vítima foi até os membros da comissão e relatou o acontecimento. Esta não foi a primeira vez que o Templo de Umbanda Cabocla Jurema e Cabocla Ubirajara foi alvo deste tipo de situação.

Nas outras vezes os criminosos jogaram lixo, eletrônicos e até fezes de animais. No entanto, até então nenhum registro policial havia sido feito. Agora, após a abertura de um boletim de ocorrência o caso passará a ser investigado.

De acordo com a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Ana Clara Alves, a Delegacia de Vulneráveis Tia Marcelina, que vai investigar o caso, foi oficiada pela Ordem. “Fizemos o acolhimento da vítima, que já tinha feito o boletim de ocorrência, e solicitamos providências no andamento da investigação, principalmente no que diz respeito às câmeras de segurança no entorno do terreiro, com o intuito de identificar os autores”, destacou.

O presidente da Comissão Especial de Direito e Liberdade Religiosa, Isaque Lins, informou que, após o acolhimento, a vítima foi orientada sobre os próximos passos. “Agora estaremos acompanhando o desenrolar dos fatos e a investigação para que os responsáveis possam ser localizados e punidos”, afirmou.