Economia

Pesquisa aponta queda na intenção de compra dos maceioenses para o Dia das Mães

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio/AL entre os dias 06 a 10 de maio de 2023

Por Assessoria 12/05/2023 14h02 - Atualizado em 12/05/2023 14h02
Pesquisa aponta queda na intenção de compra dos maceioenses para o Dia das Mães
Centro de Maceió - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Pesquisa realizada pela Fecomércio-AL apontou que o Dia das Mães deve movimentar aproximadamente R$ 33 milhões em Maceió, uma queda de 9,42% em relação a mesma data do ano anterior. O fato pode ser atribuído ao cenário econômico/político novo, altas taxas de juros e endividamento grande das famílias alagoanas. Divulgada nesta sexta-feira (12/05), a sondagem mostra que mesmo com a redução em relação ao ano passado, 73,5% do maceioense pretendem comprar presente para a mãe.

Dentre os produtos a serem adquiridos para presente, o item vestuário lidera (29,30%), seguido de bolsas e acessórios (20,20%) e posteriormente por calçados (19,50%). Os entrevistados que não irão presentar alegaram não ter a quem o fazer (34,20%) ou não ter o hábito de dar presentes na data (35,80%).

Sobre os locais para as compras, a sondagem realizada pela Fecomércio-AL apontou que 79,3% dos entrevistados irão adquirir o presente em lojas localizadas em shoppings, bairros e no centro da cidade. Apenas 12,4% comprará em lojas online, o que evidência a circulação de dinheiro dentro da capital alagoana e a não fuga de recursos para fora do Estado.

Em relação a justificativa do ambiente de compra, os consumidores destacaram que o mais importante é o espaço com grandes possibilidade de consumo e a proximidade com a residência do entrevistado.

Sobre onde pretendem comemorar a data, de maneira isolada os restaurantes são os locais preferidos para celebrar a data, tendo 27,30% de preferência dos entrevistados, seguidos pelas residências de pais ou parentes.

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio/AL entre os dias 06 a 10 de maio de 2023, em ambientes de consumo de grande circulação de pessoas e mercadorias e trabalhou com uma amostra de 431 entrevistados, tendo com base nisso um nível de confiança de 95% e margem de erro amostral de 5%.

Veja AQUI a pesquisa: Pesquisa de sondagem de opinião e consumo para o dia das mães