Comportamento

Mães falam sobre a experiência de equilibrar o uso da tecnologia na vida dos filhos

Estaria o cordão umbilical se transformado em fibra ótica e cabos USBs?

Por 7Segundos 14/05/2023 08h08
Mães falam sobre a experiência de equilibrar o uso da tecnologia na vida dos filhos
Larissa e a pequena Lara - Foto: Reprodução

Neste mundo altamente tecnológico, com aparelhos para quase tudo, é preciso que as pessoas busquem uma vida equilibrada, analisando e revendo sua natureza humana e suas necessidades. Na educação das crianças é ainda mais importante cuidar da influência das tecnologias no seu dia a dia para que não sejam prejudiciais à sua formação.

Tudo ainda é muito novo para quem já nasceu nessa tecnologia, quanto para quem cresceu em meio a essa revolução tecnológica. Um desafio para os responsáveis, em especial, as mães. Estaria o cordão umbilical se transformado em fibra ótica e cabos USBs? Conversamos com duas delas, para dizer como estão lhe dando com a criação dos seus filhos e equilibrando o uso de eletrônicos em suas vidas.

A pequena Lara tem dois anos, e desde o nascimento, já tem controlado o seu acesso aos eletrônicos. Foi o que explicou sua mãe, Larissa Wilson.

"Tentamos postergar ao máximo o acesso dela aos eletrônicos, principalmente as 'telas', por saber dos malefícios desse consumo. Hoje, Lara assiste TV para ver desenhos animados de forma equilibrada e com supervisão adequada".

A mãe disse que não cria o hábito de assistir vídeos pelo celular. "Também passamos a incentivá-la a ouvir músicas infantis, sem atrelar ao vídeo. Então, costumamos ouvir no carro e a noite, antes de dormir".

Para Larissa, a tecnologia é uma grande aliada. "Acredito que seu uso deve acontecer sempre adaptando o conteúdo e a abordagem às necessidades e ao ritmo de aprendizado de cada criança".

E uma mãe e professora, qual a opinião sobre isso? Elisabeth Santos é formada em Letras e tem a Larissa de oito anos. 

Ela acabou usando a experiência em seu mestrado sobre ramificação na educação: "Ela tem as tarefas pela manhã e só depois pode assistir TV. Usar Tablet, só a noite depois de fazer as atividades da escola também".

Elisabeth informou que os eletrônicos tem senha de acesso que só ela e o pai liberam na hora de usar. "Já tentamos deixar sem senha, mas ela usava sem controle".

Larissa e sua mãe, Elisabeth
Larissa e sua mãe, Elisabeth