Cultura

Cultura: Projeto de incentivo à leitura movimenta Viçosa

Ação é struturado em várias etapas com ações diferenciadas e atrativas para o público-alv

Por Assessoria 18/05/2023 10h10
Cultura: Projeto de incentivo à leitura movimenta Viçosa
Projeto de incentivo à leitura movimenta Viçosa - Foto: Assessoria

Avaliações diagnósticas com estudantes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, da Rede Municipal de Viçosa, apontaram o desinteresse com atividades que envolviam a leitura e a escrita. Com a intenção de mudar esse quadro e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação lançou o projeto interdisciplinar “Trilha da Leitura: desbravando Viçosa, o lugar onde eu vivo”.

A coordenadora-geral dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ana Patrícia Vasconcelos Tenório, é a idealizadora do projeto, que envolve atividades como palestras, debate, rodas de conversa, contação de histórias, oficinas literárias, teatro, visitas guiadas, sessões de autógrafos pelo escritor, dentre outras ações.

“A iniciativa busca possibilitar o alcance das competências leitoras e o desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção textual. O projeto tem a intenção de proporcionar aos nossos educandos condições reais de interação com o mundo letrado para que possam descobrir que a leitura traz prazer e emoção, contribuindo para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita dos estudantes, ampliando assim o repertório linguístico”, explica a coordenadora.

Segundo a secretária municipal de Educação, Iolanda Tenório, o projeto é estruturado em várias etapas com ações diferenciadas e atrativas para o público-alvo.

“O projeto, além de desenvolver competências e habilidades de leitura e escrita, cria vínculos entre estudantes e escritores da terra, despertando também o interesse de ampliar o repertório linguístico, bem como serve de estímulo à criação de novos escritores”, destaca Iolanda Tenório.

A Trilha da Leitura já está em curso desde o dia 27 de fevereiro e segue com o calendário de atividades neste mês de maio, finalizando as ações em 21 de setembro. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

No próximo dia 25, haverá palestra com escritores viçosenses, que foram convidados a contribuir com o projeto interdisciplinar. O encontro acontece na Escola Municipal São José, a partir das 8 horas. Já no dia 30, a palestra ocorre na Escola Municipal Pedro Carnaúba, no mesmo horário.

Contribuem ativamente com o projeto os seguintes escritores viçosenses: Francisco Bahia, Júlio Caio, Merandolina Pereira de Melo, Fernando Alves, Audálio Honorato, Edleuza Vilela, Wagner Accioly, Rosineide Pedro e Paulo Lourenço.

“No dia 3 de junho, haverá a Caminhada Literária, em que os escritores estarão em pontos específicos da cidade esperando os alunos da Rede Municipal para expor obras e temas escolhidos. Também no dia 25 de julho haverá o 'Dia D do Escritor', uma forma de homenagear os escritores viçosenses engajados com muita competência e amor nas ações inseridas no projeto”, informa Patrícia Vasconcelos.

Roteiro

A Caminhada Literária terá início na Praça Apolinário Rebelo, também conhecida como “Praça do Cinema”. Em frente à Igreja do Rosário, será feita a acolhida com a Camerata de Violino da Escola Municipal de Música.

Após a apresentação, o escritor Audálio Honorato abrirá o roteiro da Caminhada Literária.

Praça Apolinário Rebelo com a Igreja do Rosário, marco da fundação de Viçosa

“Contaremos a história da Igreja do Rosário, ligada à fundação de Viçosa, e falaremos dos nossos trabalhos, a exemplo do livro ‘Viçosa Viva’, lançado em 2006, e do nosso próximo livro que será lançado agora em junho: ‘O Sonho do Poeta’. Lá declamaremos algumas poesias, contaremos algumas histórias de poetas antepassados, que fizeram versos falando da Igreja do Rosário. Será um enorme prazer”, revela Audálio Honorato, que também é radialista.

“Na sequência, iremos à antiga Estação Rodoviária ao encontro do diretor da Escola Estadual Monsenhor Machado e escritor Paulo Lourenço, que abordará o seguinte tema: Geografia Peculiar da Cidade, dando-se ênfase às colinas, lagos, rios e cachoeiras que fazem parte da paisagem natural”, cita Patrícia.

Em seguida, o destino será a Secretaria Municipal de Cultura, onde estará o poeta popular Fernando Alves, o ‘Curió da Viçosa’, que falará sobre as tradições e a cultura do município. O próximo ponto será a Praça do Mapa. Lá o poeta e assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação, Francisco Bahia, discorrerá sobre Ecoturismo e Turismo Rural em Viçosa.

O advogado, escritor e idealizador do arquivo digital de Viçosa, Caio Vasconcelos, receberá os alunos na Praça Narciso Vasconcelos. Ele fará uma explanação sobre o patrimônio histórico e arquitetônico do município.

Patrícia Vasconcelos é a idealizadora do projeto interdisciplinar “Trilha da Leitura: desbravando Viçosa, o lugar onde eu vivo”

Logo após, os estudantes terão um encontro no Coreto com a escritora Edleuza Vilela, que vai expor o cotidiano da comunidade local: o que fazem, como vivem e como se relacionam uns com os outros.

“Ao longo do caminho, os alunos poderão conhecer também a importância do museu para a preservação da cultura e a conservação dos objetos para manter viva a memória de uma sociedade no museu situado na praça Apolinário Rebelo, de propriedade do ex-prefeito e professor Manoel dos Passos Vilela, o ‘Vô’. Ele estará acompanhado do seu filho, Wagner Accioly, um dos escritores dos Cem Causos da Viçosa das Alagoas”, pontuou Patrícia.

Os estudantes também irão ao encontro da escritora Rosineide Pedro e da poetisa Merandolina Pereira para conhecer, através delas, a influência da leitura no contexto histórico de Viçosa.

A Caminhada Literária será finalizada no Baú de Leitura, onde todos terão, mais uma vez, a oportunidade de apreciar a apresentação da Camerata de Violinos da Escola Municipal de Música. “Vamos apreciar o Piquenique Literário no Baú de Leitura”, convida Patrícia.

“Vale ressaltar que, do início ao fim de todo o percurso da Caminhada Literária, teremos a Banda de Pífanos do nosso querido Mestre Bia”, concluiu Patrícia, agradecendo a parceria e o apoio ao projeto ofertados pelo Grupo Gestor Escolar e pelos professores das Escolas Municipais Pedro Carnaúba, São José e Alegria e Esperança.