Saúde

Dia Mundial da Doação de Leite Humano, saiba como doar em Maceió

A doutora Andréa Pinheiro explica os benefícios do ato em entrevista para Rede Antena 7

Por 7Segundos 19/05/2023 14h02
Dia Mundial da Doação de Leite Humano, saiba como doar em Maceió
Doação de leite (Ilustração) - Foto: Ministério da Saúde

Hoje, dia 19 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, que foi instituído em 2015, com o intuito de informar, conscientizar e inspirar às mães que tem excesso de leite a doar, exaltando os benefícios que este ato pode trazer tanto para a mãe, quanto para o bebê.

O leite materno que é a melhor fonte de nutrientes para os recém-nascidos crescerem saudáveis também tem o poder de protegem os mais novos de algumas doenças relacionadas a alimentação desequilibrada como obesidade, diabetes e hipercolesterolemia infantil.

Além de ser a esperança de muitos bebês recém-nascidos, prematuros, com baixo peso, com algum problema de saúde e que não podem ser amamentados pelas próprias mães, a doação de leite materno também traz proveito para as mães.

As genitoras, mais do que terem o privilégio de contribuir com a diminuição da mortalidade infantil, poderão encontrar na doação de leite vantagens como auxílio a diminuição de peso materno, aumento do conforto mamário, prevenção de mastite, uma inflamação aguda dos tecidos mamários pelo acúmulo de leite e o aumento da produção de leite provocado pelo estímulo da ordenha constante.

Em entrevista para a Rede Antena 7, a pediatra e coordenadora do banco de leite da Maternidade Santa Mônica, de Maceió, Andréa Pinheiro, explica sobre a necessidade de conscientizar a população sobre a doação de leite materno.

A pediatra informa que o leite materno apresenta muitos benefícios para bebês que estão em perigo de morte, ela diz que de acordo com os estudos que já foram feitos o alimento faz parte do tratamento para as bebês de alto risco e auxilia na qualidade de vida deles.

Andréa fala sobre a importância da campanha nacional de doação, e ressalta que todos os dias nascem crianças novas, e por isso a rede de saúde percebeu que as campanhas que já existem como Agosto Dourado e a semanas de doação não são suficientes , uma vez que as progenitoras precisavam ser sempre estimuladas.

Mais do que uma rede de apoio para crianças que estão passando por dificuldades alimentícias ou de saúde, o banco de leite também funciona como suporte para às mães que apresentam problemas decorrentes do excesso de leite, e ainda age solucionando dúvidas sobre a amamentação para toda a família.

Ainda de acordo com a doutora, o estoque de leite sempre estará precisando de doações, tendo em vista que o processo de disponibilização do leite dura uma semana, então a cada sete dias a reserva se reinicia. Ela também diz que nesta semana, especificamente, por conta da campanha de doação, houve um aumento e que ela espera que permaneça até o mês de agosto, que também é dedicado ao ato.

Na entrevista, a médica explica o passo a passo dos processos de doação, tanto da parte burocrática quanto do ato de extração do leite. Para mais informações a coordenadora disponibilizou o contato do banco de leite da Maternidade Santa Mônica, o número é 3315-4434.