Mundo

Caça F-18 do Exército da Espanha cai durante voo de exibição

Piloto conseguiu ejetar antes da queda da aeronave; ele não corre risco de morte, mas sofreu ferimentos nas pernas, quadril e braços devido ao impacto com o solo

Por O Globo 20/05/2023 13h01 - Atualizado em 20/05/2023 13h01
Caça F-18 do Exército da Espanha cai durante voo de exibição
Caça F-18 do Exército da Espanha cai durante voo de exibição - Foto: Reprodução/Twitter

Um caça F-18 da Força Aérea da Espanha caiu dentro do complexo militar de Zaragoza, na manhã deste sábado (20). O acidente aconteceu durante um voo de exibição. O piloto realizava testes das manobras que seria apresentadas em 10 de junho, quando é comemorado o Dia da Família no Instalações de Garrapinillos.

De acordo com a Guarda Civil espanhola, o caça sofreu "algum problema" e caiu. O piloto conseguir ativar a manobra de expulsão do cockpit e foi ejetado da aeronave. O acidente aconteceu por volta de 12h10, dentro das dependências da Base Aérea, sem causar danos à população.

O piloto - um capitão da 15ª Asa com mais de 1.000 horas de voo - conseguiu ejetar e não caiu com o avião, mas segundo a imprensa espanhola, sofreu vários ferimentos nas pernas, quadril e braços devido ao impacto com o solo. Ele foi transferido consciente para o Hospital Miguel Servet e não corre risco de morrer.

O Exército Aéreo e Espacial informou que o caça caiu no início da pista 3/0R. Destroços ficaram espalhados dentro e fora do complexo militar. O F-18 explodiu no acidente e ficou completamente destruído. O incêndio foi controlado pelos bombeiros que atendem a região.