Geral

Torcida do Atlético-MG exibe faixa em apoio a Vini Jr.: “Fogo nos racistas”

Galo também estendeu mensagens contra o racismo no gramado do Mineirão

Por 7Segundos com CNN Brasil 23/05/2023 19h07
Torcida do Atlético-MG exibe faixa em apoio a Vini Jr.: “Fogo nos racistas”
Faixa contra o racismo é exposta pela torcida do Atlético-MG - Foto: Henrique André/Itatiaia

A Galoucura, principal torcida organizada do Atlético-MG, exibiu uma mensagem contra o racismo na arquibancada do Mineirão, em Belo Horizonte, antes da partida contra o Athletico-PR, pela 4ª rodada do Grupo G da Copa Libertadores.

Uma bandeira verde e amarela foi estendida pelos torcedores da organizada com a frase “fogo nos racistas”, popularizada pelo rapper atleticano Djonga.

A torcida do Atlético demonstra apoio a Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid que foi alvo de racismo no último domingo, durante partida contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol. O jogador brasileiro foi chamado de “macaco” durante o confronto.

O Atlético também apoiou o jogador e exibiu mensagens no gramado do Mineirão. Na faixa estendida perto do banco de reservas do Atlético, a frase era: “O Galo é preto e branco. TMJ Vini Jr.”.

Já a faixa ao lado do banco de reservas da equipe visitante tinha a seguinte mensagem: “Vamos banir o racismo! Força, Vini Jr.”.

Racismo contra Vini Jr.

Vini Jr. foi alvo de insultos racistas na derrota do Real por 1 a 0 para o Valencia no Mestalla, em Valência, pela 35ª rodada do Espanhol. A partida foi paralisada aos 27 minutos da segunda etapa. O atacante começou a discutir com torcedores enquanto outros jogadores tentavam acalmar o brasileiro.

Foi possível ouvir os gritos de “Mono” (macaco, em espanhol) por parte da torcida do Valencia. O árbitro conversou com oficiais da organização da partida e o jogo foi interrompido.

O sistema de som do estádio anunciou a paralisação do duelo devido ao comportamento dos fãs do Valencia e pediu que a torcida desse fim às “manifestações racistas”. Houve um novo aviso até que, depois de cerca de oito minutos, a partida foi retomada, com Vini Jr em campo.

Expulsão foi anulada nesta terça

A partir das repetidas demonstrações racistas, o jogo ficou nervoso. Vini Jr. foi provocado pelo goleiro Giorgi Mamardashvili, que foi punido com o cartão amarelo. Os jogadores trocaram empurrões no campo.

No fim do confronto, porém, o brasileiro, revoltado e desestabilizado pelos rivais, foi expulso depois de desentender com o atacante Hugo Duro, em quem acertou o braço. Ele levou amarelo, mas após revisão do lance pelo VAR, foi expulso nos acréscimos. Nesta terça-feira (23), a expulsão foi anulada.

O problema envolvendo a torcida espanhola não é novidade. Vinicius Júnior já foi vítima de inúmeros casos ao longo da sua trajetória pelo clube espanhol.