Saúde

Campanha de vacinação contra a influenza tem baixa adesão perto do fim

Campanha vai até dia 31 de maio e pouco mais de 25% da população foi imunizada em Maceió

Por 7Segundos 24/05/2023 10h10 - Atualizado em 24/05/2023 11h11
Campanha de vacinação contra a influenza tem baixa adesão perto do fim
Vacinação - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Com apenas uma semana para o fim da campanha de vacinação contra a gripe, Maceió registra número baixo de imunização. Os números indicam que, em todas as partes do país, a procura pela vacina está baixa, pouco mais de 37% do público-alvo se vacinou no Brasil.

E na capital alagoana a situação encontra-se semelhante. Até agora, 25,4% da população esperada recebeu a vacina em dose dupla ou única.

Os dados oficiais revelam que apenas 92,5 mil pessoas se vacinaram em Maceió, até o momento. Já em todo o estado de Alagoas este número não chega nem a meio milhão de pessoas, menos da metade do público-alvo estimado.

Resultados preocupantes visto a importância do ato de vacinação. A campanha em questão disponibiliza um imunizante trivalente com formulação eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, que visa reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrentes da Influenza.

A campanha iniciou as atividades no dia 05 de abril e será encerrada na próxima quarta-feira, dia 31 de maio. A vacina contra a Influenza é aplicada de segunda a sexta, em todas as Unidades de Saúde de Maceió.

Já a vacinação volante ocorre em dias específicos nas seguintes unidades: US Jorge Duarte Quintela no Graciliano Ramos (Segunda, Terça e Quarta) e USF Guaxuma (Terça e Quinta).

A imunização também ocorre nos seguintes pontos fixos e volantes: Maceió Shopping (segunda a sábado, das 9h às 21h), Pátio Shopping (segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h), Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia (Todos os dias – das 15h às 21h), Saúde da Gente Infantil, Mulher e das Grotas (das 8h às 20h) e Brota na Grota (das 9h às 16h).

Lembrando que a população a partir dos seis meses de idade já está apta a receber as doses do imunizante.