Saúde

Previne Brasil: Atalaia sobe no ranking da Atenção Primária à Saúde

A prefeita Ceci relembrou a situação caótica que encontrou o município de Atalaia

Por Assessoria 26/05/2023 10h10
Previne Brasil: Atalaia sobe no ranking da Atenção Primária à Saúde
A prefeita Ceci comemorou o avanço da saúde do município de Atalaia - Foto: Assessoria

A prefeita Ceci comemorou o avanço da saúde do município de Atalaia. O município subiu para a 41° no ranking na avaliação do Programa Previne Brasil. As notas dos municípios são utilizadas pelo Governo Federal como referência para financiamento da Atenção Primária à Saúde.

Ceci relembrou a situação caótica que encontrou o município de Atalaia e afirmou que, na época, Atalaia só tinha 10 médicos e uma saúde que faltava medicamentos, infraestrutura, entre outros.

"Hoje, com muito trabalho e muito esforço, Atalaia subiu. E vai subir cada vez mais", disse à gestora.

Os indicadores do Previne Brasil em 2022 eram: Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na Atenção Primária à Saúde; Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na Atenção Primária à Saúde contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza e tipo b, e Poliomielite inativada; Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

A prefeita disse que vai continuar investindo na Atenção Primária de Saúde e que acredita que as políticas públicas são para melhorar a vida das pessoas.

"Os números mostram o quanto Atalaia segue mudando e o quanto estamos trabalhando para oferecer saúde digna para a população. Nossa gestão pensa e cuida das pessoas", finalizou Ceci.

Tags: