Política

Por causa de Isnaldo, Lula chama Marina e Guajajara para apaziguar clima e evitar desgaste no governo

Encontro deve contar com presenças de Rui Costa e Alexandre Padilha

26/05/2023 12h12
Por causa de Isnaldo, Lula chama Marina e Guajajara para apaziguar clima e evitar desgaste no governo
Isnaldo Bulhões - Foto: Câmara dos Deputados

Da redação 7 Segundos

O incômodo e o barulho causados pela forma como foi conduzida a relatoria da Medida Provisória 1145 pelo deputado federal Isnaldo Bilhões fez com que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entrasse em cena para apaziguar os ânimos e evitar desgaste no governo dele.

Para isso, Lula chamou para conversar nesta sexta-feira (26) as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), pois as duas estão disparando críticas contra o texto de Isnaldo, que segundo elas tira poderes das pastas que comandam.

Marina e Guajajara acusam Isnaldo de provocar o esvaziamento das duas pastas com a medida provisória de restruturação do governo.

Na quarta-feira (24), Isnaldo retirou diversas atribuições dos Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, com o apoio de deputados federais das bancadas ruralista e do Centrão.

No caso, Marina perdeu, por exemplo, a responsabilidade de cuidar do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que foi transferido ao Ministério da Gestão. Enquanto que a pasta de Guajajara deixou de abrigar a estrutura responsável pela demarcação de terras indígenas, transferida para o Ministério da Justiça.