Política

Aliados de Lira pedem ministérios do União Brasil para acomodar PP e Republicanos

Avaliação é que União Brasil não vem entregando os votos necessários a favor do governo federal para a aprovação de medidas no Congresso

Por 7Segundos com CNN Brasil 31/05/2023 18h06
Aliados de Lira pedem ministérios do União Brasil para acomodar PP e Republicanos
Lula e Arthur Lira em Planalto - Foto: 11/01/2023REUTERS/Adriano Machado

Aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sinalizaram que o Palácio do Planalto deveria promover uma espécie de “reforma ministerial”, com o intuito de reorganizar a base do governo no Congresso Nacional.

Segundo a âncora da CNN, Raquel Landim, aliados de Lira disseram que a ideia seria retirar do cargo os ministros do governo que são filiados ao União Brasil, e substituí-los por nomes do PP, do próprio Arthur Lira, e do Republicanos.´

A avaliação é que o União Brasil não vem entregando os votos necessários a favor do governo federal para a aprovação de medidas no Congresso.

Atualmente, três membros do União Brasil chefiam ministérios do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

- Waldez Góes (Desenvolvimento Regional);
- Daniela Carneiro (Turismo);
- Juscelino Filho (Comunicações).
O recado sobre essa “reforma ministerial” não foi feito diretamente pelo presidente da Câmara, e chegou ao Palácio do Planalto por aliados de Lira.

Reorganização dos ministérios


A Medida Provisória que reorganiza as pastas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá vencer na próxima quinta-feira (1º).

Caso ela não seja apreciada na Câmara e no Senado Federal, a estrutura ministerial do Poder Executivo voltará a ser o que era no governo de Jair Bolsonaro (PL). Com isso, irá dos atuais 37 ministérios para os 23 anteriores.

A MP é vital para o governo, uma vez que, se caducar, esta será a primeira vez que um presidente não consegue montar sua própria equipe de governo na Esplanada dos Ministérios.

Lula procura Lira e sinaliza diálogo com o Congresso Nacional

Após derrota do governo federal na noite de terça-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou na manhã desta quarta-feira (31) para Arthur Lira.

Segundo relatos feitos à CNN, na ligação, os dois discutiram o resultado da votação do marco temporal das terras indígenas e a necessidade do governo em ver aprovada, nesta quarta-feira, a MP da Reestruturação, que mexe com a configuração dos ministérios.

Lira passou um diagnóstico claro de que o governo não tem articulação política e que as tentativas de negociação com o Congresso têm sido muito ruins.

Na conversa, o presidente da República sinalizou, de acordo com aliados do petista, que pretende dialogar mais com o Congresso Nacional, gesto que vinha sendo cobrado do presidente nas últimas semanas.

Sob risco de nova derrota, governo libera verbas ao Congresso

O governo federal liberou quase R$ 1,7 bilhão nesta terça-feira (30) em emendas parlamentares.

A decisão do governo de liberar a quantia recorde de emendas se dá diante de um risco real de o governo sofrer essa derrota que desconfiguraria o desenho da Esplanada dos Ministérios.

Apesar de o cenário mais provável ser de aprovação da medida provisória que reestrutura os ministérios, nos últimos dias deputados intensificaram as cobranças contra o governo federal para garantir a liberação de emendas e de cargos na estrutura administrativa.

(Publicado por Gabriel Ferneda com informações de Raquel Landim)