Moda

Conheça a modelo alagoana que está fazendo carreira na Alemanha

Quezia foi para Europa seguir o ofício da moda com apenas 18 anos

Por Carol Neves* 04/06/2023 08h08 - Atualizado em 04/06/2023 08h08
Conheça a modelo alagoana que está fazendo carreira na Alemanha
Quezia Mello, modelo alagoana de 18 anos - Foto: Paschoal Rodriguez / Shrug

Niquezia Mello, de apenas 18 anos de idade, nasceu em Maceió, capital de Alagoas e foi fazer carreira no exterior, longe de seus familiares e amigos. Em entrevista para o 7 Segundos, a modelo conta um pouco da sua trajetória e como está se adaptando às últimas mudanças.

A jovem explica que ingressou na profissão aos 13 anos, mas desde muito nova já se sentia atraída pelo mundo da moda:

“Desde pequena eu colocava os saltos da minha mãe e usava os lençóis como vestido para caminhar pela casa, até então não sabendo o que era ser modelo de fato. Nessa fase, dos meus 10 aos 13 anos, eu tentava me encontrar e saber qual carreira eu gostaria de seguir. Então eu fiz ballet, ginástica, me arrisquei no violão e fiz teatro, mas eu nunca me encontrei nestes ramos. Eu só sabia que gostava de andar de salto […]”


De acordo com a alagoana, sua irmã mais velha percebeu sua inclinação para as passarelas e câmeras e aconselhou a mãe a colocá-la em uma agência que auxilia jovens a introduzirem-se no universo da moda, em 2018 quando passou a ser agenciada pela Top Models.




Daí em diante, a moça começou a fazer trabalhos como modelo para salões de beleza, desfiles de moda, exposições de noiva e sessões de foto que ampliaram seu portfólio profissional, assim como a sua experiência, tornando-a ainda mais qualificada para trabalhos posteriores.


Assim, com o passar dos anos, após analisar o talento da modelo, uma agência de São Paulo, Another Agency, entrou em contato com a empresa que assistia a maceioense e a convidou para se juntar a eles. Em janeiro deste ano, Niquezia mudou de estado com finalidade de investir no seu sonho, cinco anos após dar início a sua atividade profissional.

Quezia Mello para SHRUG
Foto: Paschoal Rodriguez



Durante a entrevista, Quezia (nome artístico da modelo) exteriorizou que essa nova fase também trouxe novos desafios. Ela relatou sobre a necessidade de administrar a saudade de casa, a ansiedade de novos trabalhos e as responsabilidades domésticas. Expôs também que dividia a residência na cidade paulista com mais 13 meninas que também estavam em busca de suas aspirações profissionais.

Contudo, mesmo diante das adversidades de estar longe de casa, a alagoana demonstra ser otimista.  E ao falar do período de adaptação a esta nova realidade, ela mencionou que apesar da aflição de estar convivendo com várias pessoas de personalidades diferentes, em um estado de condições climáticas instáveis, os quatro meses que passou lá foram de muito aprendizado e autoconhecimento.

Ao descrever a emoção de viver o primeiro trabalho em São Paulo ou ‘job’, como a moça costuma chamar, para Netshoes, ela confidenciou que passou a noite em claro com um misto de preocupação e euforia pela nova jornada que iria iniciar:

“Eu estava contando os minutos para chegar no trabalho e para saber como iria funcionar. Então eu acordei super cedo, me organizei para sair, peguei o ônibus. Quando cheguei fiquei ansiosa e já fui falar com todo mundo antes de me preparar para as fotos [...] E pelo visto eles gostaram do meu trabalho, porque no outro dia me chamaram novamente para fotografar e esse retorno positivo passa uma sensação maravilhosa”




Além dessa sessão de fotos para a empresa de artigos esportivos, a alagoana relatou que um dos seus maiores desejos profissionais era estampar as vitrines de uma loja de departamento conhecida no Brasil, a Riachuelo:

“Um momento que me impactou bastante foi quando fui chamada para fazer fotos para a Riachuelo. Fiquei muito feliz porque essa empresa é bem importante no Brasil. E em Maceió eu, minha mãe e minha irmã consumimos muito da marca [...] No começo da minha carreira sempre foi um sonho fazer alguma campanha para a Riachuelo, lembro que costumava falar que um dia eu iria estampar as vitrines da loja. Bom, as fotos foram direcionadas para a loja online, mas eu fiquei muito feliz mesmo assim”


Apesar do trabalho não ter acontecido da forma que Niquezia esperava, ela afirmou que ainda sonha em voltar ao Brasil para, no futuro, ocupar os mostruários dos estabelecimentos físicos desta marca tão afetiva para a modelo.

Além destes dois ‘jobs’, a moça informou que fez mais 13 serviços semelhantes a estes antes da agência paulista indicá-la para uma firma no exterior. Logo a empresa de moda europeia, MGM Models, ficou atraída pelas habilidades de Niquezia e a convidou para passar uma temporada em Hamburg, cidade portuária do norte da Alemanha.

Conforme a entrevista decorria, a jovem artista disse que apesar de fazer apenas uma semana desde que chegou no país, já fez dois trabalhos. Quando questionada sobre os contratempos deste novo período de adaptação, a resposta mais marcante da alagoana foi sobre a dificuldade da comunicação.

“Na Alemanha ou é alemão ou inglês, e eu ainda estou aprendendo o inglês. Então a minha única dificuldade aqui é a comunicação, porque eu já me locomovo tranquilamente de metrô ou de ônibus. Já fiz dois trabalhos no país e a equipe foi incrível comigo. Foram bastante pacientes ao se comunicar, eu compreendia algumas coisas, mas a gente tentava se entender por meio de mímica basicamente [risos].”


Quezia contou que os maiores desafios encontrados por ela hoje na profissão se dividem entre a comunicação em um pais estrangeiro e a saudade da família.

“É muito difícil estar longe da família. As pessoas glamourizam muito a profissão de modelo, pensam que é só luxo, mas não é fácil você sair do seu país, da sua zona de conforto e ir para um lugar que você não conhece ninguém. Estou passando por uma fase de teste e graças a Deus já consegui alguns trabalhos e espero conseguir mais.”

Quezia Mello a maceioense que foi modelar na Alemanha
Foto: Carlos Sales




Ao falar sobre seus planos para o futuro, a maceioense disse em quem se inspira e que deseja se dedicar mais à carreira para alcançar alguns dos seus objetivos profissionais.

“Seguindo a carreira de modelo, meus planos para o futuro incluem um dia poder desfilar para a Victoria's Secret que é uma marca bem conhecida, onde minhas inspirações, Gisele Bündchen e Adriana Lima, já desfilaram. Então esse é o patamar que eu gostaria de alcançar, mas vamos ver o que o futuro guarda para mim. Eu também pretendo abrir alguma empresa no meu nome para deixar um legado.”


Por fim, Niquezia deixou uma mensagem para quem também pretende seguir a carreira de modelo:

“Para as pessoas que também têm esse sonho eu aconselho que coloquem na cabeça que essa profissão não é fácil, nenhuma é na verdade, todas exigem desafios, mas é preciso ter foco e se autoconhecer para evoluir. Além disso, tem que ter muita paciência, porque a carreira de modelo é demorada. Eu mesma passei cinco anos para alavancar, então tem que ter calma, porque as coisas vão fluir, basta apenas se dedicar e ter coragem. O ideal também é trabalhar com uma agência de confiança que prepare e instrua vocês para o mundo da moda.”


Para acompanhar os próximos passos da alagoana, basta seguir a jovem no Instagram @queziaa.mello . Ela atualiza os seguidores diariamente, postando stories da sua rotina, tirando dúvidas e também falando dos seus trabalhos e parcerias.

Confira alguns trabalhos que Quezia compartilhou em suas redes sociais: