Política

Ministra do Turismo diz que cargo está à disposição de Lula

Daniela Carneiro se reuniu nesta terça-feira com o presidente da República

Por 7Segundos com CNN Brasil 13/06/2023 18h06
Ministra do Turismo diz que cargo está à disposição de Lula
Daniela Carneiro, ministra do Turismo - Foto: Roberto Castro/Mtur

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, disse que a permanência dela à frente da pasta “está à disposição do presidente Lula”. A declaração veio após a pressão do partido dela, o União Brasil, para sua demissão da pasta.

No entanto, após reunião com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (13), ocorrida no Palácio do Planalto, o mandatário decidiu pela manutenção dela no cargo, ao menos por enquanto.

“O presidente conversou comigo hoje, foi uma conversa muito boa, muito positiva. Volto a dizer: estou à disposição do presidente porque fui indicação dele e estou aqui para contribuir com o Brasil”, disse a ministra ao chegar à Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

A pressão pela troca se dá porque o União Brasil entende que Daniela é uma escolha pessoal de Lula e, portanto, não representaria a bancada. Além disso, ela pediu autorização à Justiça eleitoral para se desfiliar da legenda. Por outro lado, o Planalto, por sua vez, avalia que o partido, que tem três ministérios no governo, não tem entregado votos suficientes no Congresso Nacional.

A tendência é que a troca ocorra ainda nesta semana. O nome mais cotado é o do deputado Celso Sabino (União-PA).

Daniela falou sobre a situação após deixar a comissão na Câmara e comentou sobre o fato de a situação ser “desagradável”. “Sempre é né, gente. A especulação também é muito grande. Para alguns, a questão do machismo estrutural. Sou da Baixada Fluminense, tenho uma história, uma vitória muito grande, meus eleitores confiam em mim, com políticas de resultados. Não tenho o que temer, ‘tô’ bem tranquila. Apoiei o presidente Lula de coração fizemos uma campanha muito linda e admiro muito e torço muito que o governo dê certo juntamente com a política do Turismo”, disse.

Afagos

Deputados aproveitaram a presença de Daniela para fazer afagos à permanência dela no cargo. O correligionário Ricardo Abrão (União-RJ) disse que a ministra vem se dedicando muito no cargo. “Sempre que precisei de audiência, ela recebe em todos os momentos de maneira atenciosa, sempre buscando uma forma, na prática, de tentar resolver as questões”, disse.

O deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) destacou que seria “uma perda imensa para o governo do presidente Lula” a saída dela. E acrescentou: “No meu partido, a senhora pode ter certeza que é unanimidade”.

No entanto, enquanto a ministra fazia uma apresentação na comissão de Turismo, os deputados do União Brasil marcaram uma reunião da bancada em um plenário próximo ao do colegiado, e ela não foi convidada.