Política

CPMI de 8/1 terá acesso a informações sigilosas, diz Arthur Maia

Material que está sob sigilo será compartilhado com a CPMI do dia 8 de janeiro após diligências

Por 7Segundos com CNN Brasil 13/06/2023 21h09
CPMI de 8/1 terá acesso a informações sigilosas, diz Arthur Maia
Arthur Maia (MDB-BA), relator da CPMI do 8 de janeiro, em discurso na instauração da comissão - Foto: Reprodução TV Senado

O presidente da CPMI do dia 8 de janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), afirmou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes irá concluir diligências de inquéritos sobre os ataques aos Três Poderes do dia 8 de janeiro em 45 dias.

Arthur Maia se encontrou com o magistrado nesta terça-feira (13) para tratar sobre o compartilhamento de dados sigilosos que estão no STF com a CPMI.

Ainda segundo o parlamentar, 80% dos processos que estão na Suprema Corte e que estão sob sigilo serão liberados para membros da CPMI. Apenas os inquéritos que estão em diligências não serão compartilhados com a comissão.

Alexandre de Moraes afirmou que somente no final das diligências todo o material será disponibilizado. O material que será compartilhado com a CPMI ainda estará sob sigilo e, de acordo com o presidente, não poderá ser vazado.

Depoimentos e Convocações

Arthur Maia afirmou que os requerimentos que foram rejeitados na comissão podem ser representados pelos parlamentares para outra análise.

O presidente da CPMI também disse que, até às 12h desta quarta-feira (14), irá decidir com membros da mesa do colegiado quem será o depoente no próximo encontro da comissão.

Arthur Maia também defende que membros da comissão escutem invasores que depredaram prédios públicos nos locais onde estão presos, não no Congresso Nacional.

Os demais nomes, como o do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) coronel Mauro Cid, e do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, serão ouvidos na comissão.