Geral

Alagoas teve 32 mil doadores de sangue em 2022; estoque no Hemoal continua abaixo do desejado

Sangues do tipo O e B negativos não estão disponíveis

Por 7Segundos 14/06/2023 11h11 - Atualizado em 14/06/2023 15h03
Alagoas teve 32 mil doadores de sangue em 2022; estoque no Hemoal continua abaixo do desejado
Doação de sangue - Foto: Myke Sena/MS

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta quarta-feira (14). Em Alagoas, o número de doadores de sangue em 2022 foi de 32.147, o maior já registrado nos últimos cinco anos. Contudo, o estoque do banco de sangue encontra-se abaixo do desejado.

O número de bolsas de sangue também foi o maior já registrado na última meia década, sendo de 35.021 no ano passado, de acordo com a diretoria do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

Apesar do número de doações de sangue ter atingido um novo recorde em comparação aos anos anteriores, o Hemoal, localizado no Trapiche da Barra, em Maceió, encontra-se com o seu estoque em nível crítico, contendo apenas 69 bolsas, das 400 necessárias, representando somente 17,25% do total.

Atualmente, não é possível encontrar bolsas dos tipos sanguíneos O e B negativos. O sangue do tipagem O é considerado como um doador universal, sendo imprescindível a sua disponibilidade para eventuais casos de necessidade.

COMO DOAR

Para doar sangue em Maceió, a população pode se dirigir às unidades localizadas nos bairros Trapiche e Via Expressa de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados, das 7h30 às 17h.

Já na unidade localizada no Farol, dentro do Hospital Veredas, a população pode doar nas terças e quintas-feiras, das 7h às 17h.

Para ser um doador de sangue, é necessário: Ter entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg; Não estar gestante ou lactante; Não ter contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos; Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a coleta; Esperar um ano da aplicação caso tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação e piercing e aguardar dois meses entre as doações, caso seja uma pessoa do sexo masculino e três meses, caso seja do sexo feminino.