Segurança

SSP doa equipamentos sonoros apreendidos durante operações

Trabalho conjunto das forças de segurança é coordenado pelo Programa Na Base do Sossego

Por 7Segundos com Secom Alagoas 15/06/2023 14h02
SSP doa equipamentos sonoros apreendidos durante operações
Mais de 1.500 visitas técnicas foram realizadas pelas equipes - Foto: Vanessa Siqueira / Ascom SSP

Equipamentos sonoros, frutos das ações de combate à perturbação do sossego alheio, foram doados na manhã desta quinta-feira (15) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública a instituições religiosas e de assistência social de Maceió. O trabalho de fiscalização e recolhimento dos equipamentos é coordenado pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção, e conta com a participação das forças de segurança estaduais.

A doação dos aparelhos de som apreendidos nas operações do programa Na Base do Sossego foi realizada no auditório do quartel do comando geral do Corpo de Bombeiros Militar, no Trapiche da Barra. Durante a solenidade, integrantes das Bases Comunitárias de Segurança (BCS) foram reconhecidos pelos relevantes serviços prestados durante as ações.

No evento, o chefe de Prevenção da SSP, major Iran Rêgo, apresentou um balanço das operações desencadeadas em bairros de Maceió. Mais de 1.500 visitas técnicas foram realizadas pelas equipes, que apreenderam 218 equipamentos. De acordo com ele, dos processos ajuizados, 73 foram concluídos com acordos para doações, 33 convertidos em multas e 46 em prestação de serviços. Os demais estão em fase de oferta de denúncia, por não haver acordo, ou vistas e diligências.

“Todo esse trabalho foi resultado do aumento no número de atendimentos com a criação das guarnições de Força Tarefa Sossego (FT), que reforçam com o serviço remunerado o trabalho produtivo das bases comunitárias. Temos feito uma repressão qualificada e isso tem estreitado as relações das forças de segurança, sistema de Justiça e comunidade”, afirmou o major Iran Rego, da Chefia de Prevenção.

Os materiais foram doados aos representantes da Associação de Anjos, do Instituto Beneficente Belém, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e das igrejas Assembleia de Deus e Verbo da Vida.

Ainda durante o evento, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Programa Na Base do Sossego também foram homenageados, entre eles o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim. Os dois gestores agradeceram as homenagens e enalteceram os trabalhos desempenhados.

“Cada equipamento apreendido é mais uma vida que é salva. A perturbação do sossego pode evoluir para outros crimes como uma lesão corporal, homicídio, e é a principal ocorrência entre os crimes de menor potencial ofensivo registrados, por isso esse trabalho é tão importante”, afirmou o coronel Paulo Amorim. Ele ainda reforçou que a autuação é feita através do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que já vem sendo confeccionado pela própria PM.

“Um trabalho de excelência, que será expandido para o interior do estado graças à institucionalização do programa promovida nesta gestão. Hoje atendemos a mais da metade da demanda de som alto que chega ao Centro Integrado de Operações da Segurança Pública, e vamos avançar ainda mais”, afirmou o secretário Flávio Saraiva. Ele também lembrou que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi institucionalizado como integrante da SSP.

Também participaram do evento o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Jammerson Oliveira, e o subcomandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Carlos Azevedo; além de representantes da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e do Poder Judiciário, oficiais e praças policiais e bombeiros militares.