Educação

MST oferece aulões gratuitos de preparação para o Enem em Maceió

O Cursinho é coordenado pela Brigada Urbana do MST e funciona no bairro da Levada, na Zona Sul da capital alagoana

Por Assessoria 19/06/2023 18h06 - Atualizado em 19/06/2023 18h06
MST oferece aulões gratuitos de preparação para o Enem em Maceió
Aulões gratuitos contará com atividades aos finais de semana a cada 15 dias - Foto: MST AL

Iniciativa do MST em Alagoas, o Cursinho Popular Mundaú, realizará aulões gratuitos para jovens e adultos oriundos da rede pública de ensino que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em Maceió, Alagoas. Partindo de uma perspectiva educacional solidária e popular, o Cursinho é coordenado pela Brigada Urbana do MST, no bairro da Levada, na Zona Sul da capital alagoana. As matrículas já estão abertas e seguem até o dia 28 de junho.

Em parceria com a Escola de Ensino Fundamental Nosso Lar I, a proposta de aulões gratuitos contará com atividades aos finais de semana, envolvendo uma equipe de 15 professores e professoras, voluntários e voluntárias, das mais diversas áreas de conhecimento. As atividades ocorrem quinzenalmente, totalizando dez dias de aula, nos turnos da manhã e da tarde, na Escola Nosso Lar I, no bairro da Levada.

“A construção de um cursinho pré-Enem nas comunidades é fundamental para estimular a inserção de jovens estudantes das escolas públicas no Ensino Superior, já que atualmente há uma carência de iniciativas como essa: popular e totalmente gratuita aos/às estudantes”, destacou Alana Barros, da coordenação do Cursinho Mundaú.

De acordo com Alana, a proposta do MST é que, além das aulas, um conjunto de outras atividades sejam desenvolvidas junto aos estudantes que participarem da iniciativa. “Entendendo o processo formativo de maneira mais ampla, queremos que o Cursinho seja ainda um espaço de acolhimento, de criatividade, de arte e de sociabilidade”.

Segundo a organização da atividade, a metodologia do Cursinho Popular deve ser construída por meio de diversas atividades que contribuam para a formação de estudantes críticos à prática educativa e às questões sociais, políticas e culturais. “A proposta político-pedagógica do projeto vem do interior de um movimento social que tem contribuído na luta contra as injustiças sociais do país por quase 40 anos”, conclui Alana.

Calendário

A pré-matrícula está aberta de forma online e o resultado final da seleção dos estudantes será realizada no dia 29 de junho.

Já no dia 1 de julho, o Cursinho realiza sua aula inaugural, no bairro da Levada.

Link para pré-matrícula: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIdmsu3Ytr1jR4PtuRWohN72TC9BJHDTldEdXGt6xgVDw1yQ/viewform

Acompanhe as novidades do Cursinho Mundaú nas redes sociais através do link: http://www.instagram/congressodopovomaceio