Educação

Alagoas alcança mais de 98 mil inscrições no Enem 2023

Número representa aumento de mais de 57% de inscritos em relação ao ano anterior

Por 7Segundos com Secom Alagoas 22/06/2023 16h04
Alagoas alcança mais de 98 mil inscrições no Enem 2023
A rede estadual de ensino, por sua vez, também obteve um resultado expressivo - Foto: Thiago Ataíde

O engajamento de professores e gestores escolares para inscrever os concluintes do ensino médio na edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fez Alagoas alcançar mais de 98 mil inscrições no exame que é a principal porta de entrada para o ensino superior. O número reflete um aumento de mais de 57% em relação a 2022, quando foram inscritos aproximadamente 63 mil candidatos. Os dados foram divulgados nessa terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que revelou também que, em todo o país, mais de 4,6 milhões de pessoas farão o Enem 2023.

A rede estadual de ensino, por sua vez, também obteve um resultado expressivo. É que, segundo a gerente especial para Exames do Ensino Médio, Danielly Verçosa, foram 22.854 concluintes inscritos no Enem deste ano, o que representa mais de 70% do quantitativo de estudantes de turmas regulares. “E do total de 29.689 inscrições de alunos do terceiro ano em todo o estado – redes pública e privada –, 22.854 são estudantes da rede estadual”, explica a gerente.

Superando todas as metas, o resultado de Alagoas é fruto da mobilização das unidades de ensino que, por meio dos professores e coordenadores mentores, promoveram um verdadeiro mutirão de inscrições, garantindo, assim, a participação máxima dos concluintes do ensino médio no Enem deste ano.

E para viabilizar as estratégias de engajamento da rede estadual, foram disponibilizados os laboratórios de informática das escolas para que todos os estudantes pudessem realizar as suas inscrições. Essa prática foi fundamental para apoiar também os estudantes em vulnerabilidade social que não possuem acesso à internet ou computador em suas residências.

Participação de Alagoas


Para o Enem 2023, Alagoas alcançou a marca de 98.517 mil inscritos. Do total de 29.689 mil estudantes que estão cursando o 3° ano do ensino médio, 13.245 são os chamados estudantes “treineiros” (que estão cursando o ensino médio, mas não irão concluir neste ano), enquanto 483 são candidatos que não estão cursando ou não concluíram o ensino médio.

Os dados evidenciam, ainda, que a maior parte das inscrições é oriunda de egressos – cerca de 55 inscritos já concluíram os estudos. E entre os mais de 98 mil candidatos alagoanos, 59.084 mil obtiveram a isenção da taxa da prova, sendo estudantes de escola pública e/ou pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único.