Educação

Jó Pereira ressalta necessidade de pacto social para garantir educação desde a primeira infância

Gestora falou sobre desafios históricos da área em entrevistas à imprensa

Por Assessoria 23/06/2023 15h03
Jó Pereira ressalta necessidade de pacto social para garantir educação desde a primeira infância
Jó Pereira - Foto: Assessoria

A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, destacou a necessidade de parcerias entre os governos federal, estadual e municipal, demais poderes constituídos, iniciativa privada e sociedade civil organizada para enfrentar os desafios históricos da educação na capital. Há pouco mais de um mês no cargo, a gestora falou sobre esse e outros assuntos em entrevistas concedidas a rádios e emissoras de TV locais.

“Precisamos firmar um pacto social para construção das condições necessárias para darmos às nossas crianças o direito à educação desde a primeira infância, pois a maior parte delas só consegue acessar os espaços de educação a partir do primeiro ano do ensino fundamental. Plantar a semente da ampliação do acesso à educação infantil, do berçário à pré-escola, conforme meta do Plano Municipal de Educação, é uma das nossas prioridades”, analisou Jó.

A secretária garantiu atuar dia após dia, junto com todos da Semed, para reversão dos grandes desafios da pasta: “Se eram históricos, agora serão passado. Não no imediato, mas, a cada passo, ficarão menores. Levaremos dias, meses e em alguns casos até anos para a reversão total de certos desafios, mas uma marca será de todos nós daqui pra frente: a cada dia estaremos construindo, conquistando e consolidando a cultura em que todos não aceitam mais adiar o enfrentamento dos desafios”.

Durante as entrevistas, Jó Pereira ressaltou a importância dos servidores públicos no processo de fortalecimento da rede de ensino como um todo e lembrou que o prefeito JHC vem conquistando avanços na educação que precisam ser acelerados e garantidos, exemplificando, no campo funcional, a criação da função de coordenador pedagógico e da gratificação para diretores e vice-diretores das escolas de Maceió.

“Sabemos que a transformação de que precisamos não depende apenas da liderança do prefeito ou da secretária, mas de cada um dos servidores públicos, do professor, porteiro, auxiliar de sala, da merendeira. É dentro desse contexto que o servidor público de Maceió precisa ser apoiado, fortalecido. A gente tem conversado com todos os conselhos, reforçando a importância do controle social, do diálogo construtivo. Vamos fazer uma gestão da política pública de educação não a duas ou a quatro mãos, mas a várias mãos”, afirmou.

Planejamento


Sempre lembrando que os desafios – de infraestrutura, acesso e qualidade – são históricos, a secretária contou que teve a oportunidade, como deputada, de participar ativamente e com muita dedicação da discussão do Plano Estadual de Educação, que refletiu nos planos municipais de educação e, em paralelo, no Plano Nacional de Educação, instrumentos importantes de gestão e planejamento, principalmente no diagnóstico.

Para ilustrar a relevância do planejamento para a conquista de resultados, em uma das conversas com a imprensa, a secretária de Educação citou o exemplo do município de Teotônio Vilela, que venceu o desafio de sair do terceiro pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América Latina, posição que ocupava nos anos 2000, para se tornar referência nacional em áreas como Educação e Saúde. “A educação infantil em tempo integral, começando com a entrega de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foi crucial para modificar positivamente a vida da população”.

Outra prioridade apontada pela secretária foi a busca por soluções para os alunos das unidades escolares que precisaram ser realocadas dos bairros afetados pelo afundamento do solo na capital. “Já estamos em contato com a Braskem, com o Sesi, Senai, Ministério Público Estadual e estamos trabalhando para que as nossas crianças e adolescentes não sejam deslocados para áreas distantes de onde eles migraram. Estamos trabalhando para solucionar essa demanda”, garantiu.

Jó Pereira concluiu reafirmando a meta de, na educação, acelerar conquistas, frutos do trabalho de abnegados profissionais. “Nossa história será escrita assim: a cada passo, um avanço. A cada avanço, uma conquista. A cada conquista, um desafio vencido. A cada desafio vencido, um ciclo virtuoso sendo estabelecido. Essa será a transformação que construiremos, em consonância com todas as demais conquistas que nossa cidade merece e que gestão JHC tem trabalhado para realizar”.