Alagoas

Estudo aponta nível da qualidade de vida em Alagoas

Levantamento utiliza indicadores de expectativa de vida, educação, renda, desemprego e violência para chegar ao resultado

Por 7Segundos 24/06/2023 07h07
Estudo aponta nível da qualidade de vida em Alagoas
Estudo aponta Alagoas como o estado com a pior qualidade de vida do país - Foto: Reprodução / Brasil em Mapas

Um estudo apontou Alagoas com baixo nível na qualidade de vida do país. Para chegar ao resultado, o levantamento, feito pelo portal Brasil em Mapas, utilizou indicadores de expectativa de vida, educação, renda, desemprego e violência. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (21).

Nenhum estado do Nordeste está entre os dez melhores índices. A sequência na região, em ordem decrescente de indicadores, segue com Rio Grande do Norte (17º), Sergipe (20º), Ceará (21º), Pernambuco (22º), Paraíba (23º), Bahia (24º), Piauí (25º), Maranhão (26º) e Alagoas (27º).

A pesquisa tem base nos dados do Atlas do Desenvolvimento Humano/ PNUD Brasil 2021; da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) do IBGE para o dado trimestral 2023 de desemprego (desocupação); e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) 2022 para a taxa de homicídios.

Com isso, para chegar à posição média de cada estado foi utilizado o índice de desenvolvimento, incluindo a expectativa de vida em anos, a educação – média de anos de estudo e a renda média per capita. Além do percentual da taxa de desemprego e o índice de violência, de acordo com a taxa de homicídios por 100 mil habitantes.

O levantamento aponta São Paulo como o líder do ranking, seguido de Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul, fechando os cinco maiores índices. A publicação ainda ressalta que, historicamente, as regiões Nordeste e Norte não receberam investimentos e subsídios igualitários.