Saúde

SMS leva ações de prevenção para maceioenses e turistas no São João Massayó

Iniciativa foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde e conta com Vigilância Sanitária, postos médicos e orientações preventivas sobre IST's e vacinação

Por 7Segundos com Secom Maceió 27/06/2023 16h04
SMS leva ações de prevenção para maceioenses e turistas no São João Massayó
Ações da SMS garantem saúde dos maceioenses e visitantes nos festejos juninos - Foto: Victor Vercant e Jonathan Lins/Secom Maceió

As festividades do Massayó. Sol…Mar & Forró 2023, maior São João do litoral do Brasil, seguem levando alegria e prevenção para os maceioenses. A Saúde de Maceió está presente todos os dias de festa com ações de Vigilância Sanitária, prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e postos médicos para dar suporte a intercorrências.

O secretário de Saúde de Maceió participou da festa, na última segunda-feira (26), e ressaltou a importância das ações.

“Nosso posto está muito bem equipado com médicos, enfermeiros e técnicos prontos para atender o público da festa. Pedimos que a população tenha ponderação, mas caso alguém precise, a saúde está aqui para ajudar e orientar. Além disso, estamos com as fiscalizações às barracas de alimentos com as equipes da Vigilância Sanitária e com as atividades de prevenção, para que todos possam curtir o São João de forma segura”, destacou Luiz Romero.

Karine Gomes foi uma das maceioenses que participaram das ações da Saúde e aprovou a iniciativa. “Estou achando tudo maravilhoso! É importante que as pessoas se conscientizem de forma leve e divertida e é o que a Saúde está trazendo com brincadeiras, jogos, de forma lúdica para toda a população”, revelou.

Com boa adesão do público, foi disponibilizado para a população um totem com preservativos, caixas surpresas com distribuição de brindes, roleta da prevenção com perguntas sobre diversas doenças e presença do personagem Zé Gotinha para reforçar a vacinação.

Nas festividades do polo Carlos Moura, no Jaraguá, já foram distribuídas 50 mil camisinhas masculinas e as atividades também contaram com a participação dos profissionais da gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), que fizeram orientações para a população.

O posto médico, que disponibiliza atendimento emergencial e conta com um suporte de ambulância para encaminhar o paciente para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, já realizou 356 atendimentos e 22 transferências para as UPA's desde o início das festas de São João, em todos os polos.

Outra ação importante da Saúde são as fiscalizações da Vigilância Sanitária a barracas de vendedores ambulantes, assim como camarotes e camarins, visando assegurar as normas sanitárias e a higiene dos produtos comercializados, com a observação de prazos de validade, armazenamento e refrigeração de alimentos e bebidas.