Tempo

Inmet informa que as chuvas intensas poderão se estender até segunda-feira (03)

A faixa leste da Região Nordeste terá tempo instável e muita chuva

Por 7Segundos 28/06/2023 08h08
Inmet informa que as chuvas intensas poderão se estender até segunda-feira (03)
Mapa de acumulado de chuva entre os dias 27/06 e 03/07 - Foto: Reprodução / Inmet

O alerta enviado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na manhã desta terça-feira (27), para o Leste alagoano e Litoral Norte de Alagoas deve durar até a manhã de hoje (28). Contudo, a faixa leste da Região Nordeste terá tempo instável e muita chuva até, pelo menos, a próxima segunda (03).

A previsão é que, entre terça e quarta-feira, o acumulo de chuvas chegue até 50 mm/dia. Além disso, entre domingo (02) e segunda (03), é esperada uma intensificação da chuva, com possíveis acumulados maiores que 100 milímetros (mm) em 24h.

O transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente vai contribuir para a persistência da chuva desde o litoral da região até o agreste do Rio Grande do Norte e Alagoas.

De acordo com o site oficial do Inmet, o grau de severidade é de perigo potencial, tendo sido emitido um alerta amarelo. As instruções para evitar possíveis acidentes, são: evitar o mau tempo, observar alterações nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de acidentes, as recomendações são para a população entrar em contato direto com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193). Caso a situação se agrave, novos alertas devem ser emitidos pelo Inmet.