Geral

Mulheres comandam mais de 40 pessoas na segurança da área da frente dos palcos do Jaraguá

Janaína e Girlene precisaram coordenar equipe e lidar com profissionais da imprensa e fãs apaixonadas que ficam nas grades

Por 7Segundos 30/06/2023 09h09
Mulheres comandam mais de 40 pessoas na segurança da área da frente dos palcos do Jaraguá
Janaína e Girlene coordenaram equipe de 40 pessoas na segurança da frente do palco no Jaraguá - Foto: 7Segundos

O cenário não é nada convidativo. Dois palcos grandes, artistas de renome nacional, dezenas de repórteres, fotógrafos e fãs apaixonados que se espremem na grade. Esse era o cenário do ambiente da frente de palco no estacionamento do Jaraguá. Uma equipe de segurança foi destinada apenas para essa área da festa. No comando, duas mulheres: Girlene Valdevino, de 41 anos, e Janaína Antony, de 24 anos.

Para quem nunca esteve nessa área do Polo Carlos Moura, é mais ou menos assim: um espaço estreito, tenso e concorrido, onde muitas coisas acontecem ao mesmo tempo. Por ser um local privilegiado, com os artistas a pouquíssimos metros, o contigente de pessoas para lidar é grande.

Apesar disso, as duas garantem que com diálogo e tranquilidade é possível contornar todas as crises. Se uma fã passa mal e precisa de socorro, elas agem rapidamente para abrir caminho e o atendimento ser imediato.

A quantidade de pessoas que passam mal naquela área é grande. Nos sete dias de evento, o 7Segundos constatou dezenas de adolescentes e mulheres que precisaram de atendimento - muitas com a pressão baixa em decorrência do calor.

Tudo, ao mesmo tempo, no mesmo lugar. É ali onde há a maior concentração de jornalista por metro quadrado em qualquer show para fazer lives, fotos e vídeos. Também é ali onde os fãs se juntam para garantir a melhor visão do palco.

Com as emoções de todos em ebulição - profissionais e fãs -, elas fazem um trabalho preventivo antes mesmo das apresentações começarem, instruindo a todos sobre os perigos e a segurança no âmbito geral. As duas acumulam mais de 15 eventos coordenando esse tipo de área e afirmam que não registraram incidentes graves.

Girlene e Janaína começaram na carreira com o curso de vigilante. Entraram para a empresa como patrulha (andando pelos shows para checar se estava tudo ok) e foram promovidas a coordenadoras. Elas garantem que a identificação com a área foi imediata.

“Tentamos manter o máximo de cuidado com todos, principalmente com o público. A conversa com os fãs é muito franca. A gente explica que se eles se excederem, vamos precisar agir”, afirmou Janaína ao explicar que mantém a postura séria e tranquila para lidar com os fãs.

A reportagem do 7Segundos, no decorrer do evento, não constatou nenhum fã que cometeu quaisquer tipo de loucuras. No máximo, eles levavam cartazes para chamar atenção do artista.

Sobre as crianças - que compareceram em peso ao Jaraguá este ano - Girlene garante que o procedimento é o mesmo. “Instruímos os pais a ficar em um local com rota de fuga, falamos para não deixar as crianças perto das grades e conversamos para que nada de mal aconteça”.