Cidades

Oficinas de alimentos saudáveis transformam vidas ao estimular empreendedorismo

Capacitações trazem novas oportunidades para moradores de comunidades de Maceió

Por 7Segundos com Assessoria 02/07/2023 10h10
Oficinas de alimentos saudáveis transformam vidas ao estimular empreendedorismo
Capacitação estimula empreendedorismo - Foto: Tony Nunes

Possibilitar a independência financeira por meio da produção de alimentos saudáveis e nutritivos é um dos principais objetivos dos cursos que estão sendo oferecidos pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed) para os moradores de comunidades, durante a execução do programa Brota na Grota. Nas formações são ensinados os preparos de receitas como pães artesanais, biscoitos e sequilhos, transformando esses alimentos em uma fonte de renda.

Nos encontros, além de os alunos aprenderem as receitas e como comercializá-las, eles também entendem como promover uma alimentação saudável e balanceada. Os cursos fazem parte da série de ações do Brota na Grota, que vem atendendo mais de 100 grotas da cidade, e segue mudando realidades dos moradores que participam das ações do programa.

Uma aluna que participou de um dos cursos já vem colhendo frutos dos conhecimentos adquiridos nas oficinas. Luana Almeida, moradora da Vila Emater 2, tem 29 anos e mora com sua família, formada por sete pessoas.

“Pra mim, o curso foi uma maravilha. Fiz o curso de salgados e caldinhos e sigo botando em prática o que eu aprendi. A partir dessa iniciativa eu montei meu negócio e almejo crescer cada vez mais”, comemorou Luana.

Também moradora da Vila Emater 2, Janaína Nalanda, 23 anos, mãe de três filhos, conta que o curso trouxe uma nova perspectiva de mudança de vida para ela e sua família.

“Eu participei do curso de pães e biscoitos e achei ótimo trazerem ele para a comunidade. E eu sigo botando em prática. No momento, eu não estou trabalhando, mas quero utilizar o que aprendi pra ter minha própria renda e ajudar meu esposo”, explicou Janaína.

Oportunidades


A iniciativa tem como meta servir como uma ponte para novas oportunidades, empoderando os alunos a retomarem sonhos e objetivos através de novos conhecimentos aliados à alimentação, como explica a coordenadora do setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed, Rafaela Pessoa.

“Nós queremos com o curso influenciar essas pessoas a conquistarem sua independência. Queremos despertar a capacidade de empreendimento deles, para que, por meio das receitas que ensinamos, eles possam mudar as suas vidas e de suas famílias”, detalhou Rafaela.

Outra residente da Vila Emater 2, Ana Karolaine, 29 anos e mãe de três filhos, conta como participar das aulas despertou a vontade de buscar sua independência, através do empreendedorismo.

“O curso foi de muito aprendizado, tanto para mim como para as outras mães, porque fez com que a gente abrisse nossos olhos para ver que a gente tem um talento, investindo em algo que desse um sustento para nós e nossos filhos. Meu maior objetivo é arrumar um trabalho para não deixar faltar nada para eles”, enfatizou Ana.