Educação

Chapa 1 realiza inscrição para eleição à Reitoria da Ufal

Se apresentando como oposição à atual gestão, a Ufal Plural propõe a expansão do debate democrático para a construção de uma Universidade Plural

Por Assessoria 05/07/2023 15h03
Chapa 1 realiza inscrição para eleição à Reitoria da Ufal
Chapa 1 realiza inscrição para eleição à Reitoria da Ufal - Foto: Assessoria

A chapa 1, UFAL Plural: Um Novo Tempo para a Democracia, realizou a inscrição para eleição à Reitoria da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), que acontece nos próximos dia 1 e 2 de agosto. Serão duas chapas no pleito para escolha da comunidade acadêmica.

A 1 é formada pela professora Rita Souto Maior, atualmente Diretora da Faculdade de Letras, e pelo professor João Araújo, Diretor da Faculdade de Nutrição. A chapa 2 é composta pelo atual Reitor, Josealdo Tonholo, e a Vice-Reitora professora Eliane Cavalcanti, que tentam a reeleição.

Se apresentando como oposição à atual gestão, a Ufal Plural propõe a expansão do debate democrático para a construção de uma Universidade Plural, reconhecendo a diversidade de sua comunidade, se preocupando com a acessibilidade, com a permanência estudantil e com o fortalecimento da participação ampliada nos processos decisórios.

“O programa de gestão foi construído com a colaboração de estudantes, servidores/as técnicos/as e docentes e demais membros da comunidade universitária, que, nos últimos anos, diante do contexto político vivido, decidiram que é preciso consolidar um projeto de Universidade a altura da UFAL e de seu papel para Alagoas e para o Brasil”, consta nas informações divulgadas pela chapa 1.

“A chapa 1 entende que é preciso saber lidar com os desafios assumindo o compromisso com o desenvolvimento de uma gestão baseada no planejamento estratégico, na participação verdadeiramente democrática, na gestão de prioridades que visem a condição de trabalho para os servidores técnicos/as e docentes, a permanência estudantil e, em especial, contra as narrativas que se transformaram em senso comum e atrasam o debate político”.

Após a inscrição, membros da comunidade acadêmica se encontraram com os candidatos da chapa 1 para discutir a Universidade e a Democracia na atual conjuntura e apresentarem suas demandas aos candidatos.