Saúde

Brota na Grota: Saúde já realizou 40 mil atendimentos em comunidades carentes

Atenção básica de saúde chegou às populações em situação de vulnerabilidade social em 21 áreas de difícil acesso em Maceió

Por 7Segundos com Assessoria 06/07/2023 11h11 - Atualizado em 06/07/2023 11h11
Brota na Grota: Saúde já realizou 40 mil atendimentos em comunidades carentes
Os atendimentos são realizados nas residências dos moradores. - Foto: Victor Vercant Secom Maceió

O maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, o Brota na Grota, tem prestado diversos serviços à população. Com ações que acontecem de forma itinerante, o programa tem assistido comunidades de difícil acesso e em situação de vulnerabilidade social, num trabalho colaborativo entre todas as secretarias do Município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) tem participado ativamente na prestação de serviços de Atenção Primária à população. Com finalidade de aproximar e facilitar o acesso de saúde para comunidades em vulnerabilidade social, equipes do órgão têm realizado atendimentos clínicos e orientações de forma domiciliar.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a atuação de suas equipes já registrou, desde a implantação do Programa Brota na Grota, 40.000 atendimentos, em visitas a 21 comunidades da capital. A equipe multiprofissional da saúde conta com enfermeiros, técnicos de enfermagem e em saúde bucal, fisioterapeutas, nutricionistas, assistente social e veterinários, que realizam a vacinação antirrábica e vermifugação dos animais de estimação dos moradores das localidades visitadas.

Entre os serviços oferecidos pelas equipes aos moradores está a atualização vacinal, com imunizantes de rotina, contra a Covid-19 e a Influenza. Além disso, são realizadas aferição de pressão, medição glicêmica, avaliação socioeconômica, triagem bucal, orientações nutricionais, fisioterápicas, suporte de atendimentos básicos e atenção aos pets, com vacinação antirrábica.

A última ação da saúde aconteceu na Grota São Caetano, no Benedito Bentes, na terça-feira (27), e atendeu 1.321 pessoas no local.

Segundo o coordenador do Brota na Grota, Edvaldo Almeida, o intuito do programa, além de facilitar o acesso à saúde básica, pretende levar dignidade e mobilizar a população a cuidar melhor da saúde e procurar as unidades mais próximas de seu domicílio para realização de procedimentos mais complexos.