Política

Casa cheia: Câmara de Maceió aprova LDO de 2024 e vereadores entram em recesso

A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi o tema central da última sessão do primeiro semestre na CMM

Por 7 segundos 06/07/2023 13h01
Casa cheia: Câmara de Maceió aprova LDO de 2024 e vereadores entram em recesso
Câmara de Vereadores aprova LDO 2024 e vereadores entram em recesso - Foto: Assessoria

A Câmara de Vereadores de Maceió (CMM), aprovou na manhã desta quinta-feira (06), por unanimidade, a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024. Uma das emendas, que foram incluídas no texto, prevê orçamento para segurança alimentar e nutricional.

Na última sessão do primeiro semestre de 2023, os vereadores compareceram quase que eu sua totalidade para discutir uma das pautas mais importantes para o funcionamento da cidade.

O texto, que teve 10 emendas de autoria do vereador Doutor Valmir (PT), foi aprovado com a rejeição de 2 temas: a inclusão de políticas com ações concretas na defesa do Complexo Lagunar do Mundaú, e a inclusão do valor do acordo entre a Braskem e a Prefeitura de Maceió no orçamento líquido do Município.

Com a orientação do líder do governo na Câmara, vereador Chico Filho (MDB), a maioria dos vereadores votou de forma negativa a inclusão das emendas citadas.

De acordo com o relator da emendas, Doutor Walmir, a inclusão do montante do acordo entre Braskem e o Executivo de Maceió seria de extrema importância. “O que nós buscamos é a transparência dos recursos públicos”, disse o relator.

O líder do governo, Chico Filho, ao orientar a bancada a vetar a emenda, justifica que a medida - inclusão do valor do acordo - seria impossível juridicamente.

Os vereadores estão, a partir de hoje, de recesso em plenário. A volta dos trabalhos na Casa de Mário Guimarães ocorrerá em agosto.