Educação

Candidato à reeleição, Tonholo garante avanços em pesquisa e pós-graduação em novo ciclo de gestão na Ufal

"Mesmo com a pandemia e com os cortes de orçamento realizados nos últimos 3 anos, não retrocedemos e avançamos muito, inclusive em pesquisas."

Por 7Segundos com Assessoria 06/07/2023 16h04
Candidato à reeleição, Tonholo garante avanços em pesquisa e pós-graduação em novo ciclo de gestão na Ufal
Candidato à reeleição, Tonholo garante avanços em pesquisa e pós-graduação em novo ciclo de gestão na Ufal - Foto: Assessoria

O professor Josealdo Tonholo, reitor e candidato à reeleição à reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), afirmou nesta quinta-feira (6) que “seguiremos avançando com mais investimentos em pesquisas em todas as áreas, seja na graduação, seja na pós, por meio do pagamento de bolsas, da busca e do lançamento de novos editais, do registro de patentes, da formação e da consolidação de grupos, do incremento nos laboratórios, da ampliação de parcerias e da realização de intercâmbios. Valorizar o fazer ciência e pesquisa na Ufal, em todas as áreas como nas Exatas, na Saúde, nas Ciências Sociais e Humanas, inclusive de modo multi e transdisciplinar, é um de nossos compromissos”.

Em campanha para a reeleição à reitoria da instituição, Tonholo realizou visitas e dialogou com estudantes, professores e técnicos-administrativos de cursos como Enfermagem e Ciências Sociais, este último de Bacharelado e de Licenciatura. Na noite desta quinta-feira será a vez de rodas de conversas com membros da comunidade acadêmica dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas da Informação. Ao lado da vice-reitora Eliane Cavalcanti, Josealdo Tonholo integra a Chapa 2 – Avança Ufal. As eleições na Universidade, chamadas de consulta à comunidade acadêmica, ocorrem no começo de agosto.

“Mesmo com a pandemia e com os cortes de orçamento realizados nos últimos 3 anos, não retrocedemos e avançamos muito, inclusive em pesquisas. Aliás, a triste realidade da pandemia, a qual combatemos com coragem e responsabilidade perante nossa comunidade acadêmica, impulsionou diversos estudos na área de saúde e nosso Hospital Universitário foi um dos centros de tratamento para pacientes de Covid-19 em Alagoas, abrindo novos leitos. Sobre avanços na pesquisa, além de garantirmos melhorias em todos os nossos indicadores, o trabalho unido e coletivo de estudantes, professores e técnicos levou a melhoria de nossos cursos de pós-graduação e à produção e difusão de inúmeros trabalhos de relevância e impacto. Vamos não somente dar sequência como ampliar estas ações”, destacou o reitor.

Um dos mais respeitados pesquisadores da Ufal, de Alagoas e da região Nordeste, Josealdo Tonholo foi por duas vezes pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufal e dirigente de entidades nacionais voltadas à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação como a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. Professor do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal, o reitor e candidato à reeleição é graduado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, com mestrado e doutorado em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade de Loughborough (Loughborough University), na Inglaterra.