Educação

Tonholo destaca que Ufal subiu no ranking de melhores universidades do país

As eleições para a reitoria da Ufal ocorrem em agosto por meio de voto direto dos três segmentos que compõe a instituição

Por Assessoria 07/07/2023 16h04 - Atualizado em 07/07/2023 16h04
Tonholo destaca que Ufal subiu no ranking de melhores universidades do país
Josealdo Tonholo - Foto: Divulgação

O Brasil possui mais de 2,3 mil instituições de ensino superior. E a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está situada entre as melhores instituições do país de acordo com a edição 2023 do World University Rankings (CWUR), divulgada em maio deste ano. De acordo com o estudo global, a Ufal é a 49ª colocada entre as melhores universidades do Brasil. Na mesma pesquisa divulgada em 2022 a instituição estava na posição 51ª. Ou seja, mesmo com a pandemia e com os cortes e recursos feitos pelo governo federal nos últimos anos, a Ufal aperfeiçoou e fez crescer seus indicadores de ensino, pesquisa e extensão.

“Ufal subiu no ranking de melhores universidades do país e a meta é ampliarmos estes avanços. Não nos intimidamos com a pandemia, nem com as constantes e inesperadas reduções orçamentárias do MEC, nem com os desafios da retomada após a crise do coronavírus. Muito pelo contrário. Neste período fomentamos a pesquisa e o fazer ciência, incentivamos a extensão e a cultura, implementamos o ensino remoto no pico da crise da Covid-19 e depois retomamos o ensino presencial. Valorizamos a assistência estudantil e o diálogo com a comunidade. São conquistas garantidas e, por isso, eu e a professora Eliane colocamos nossos nomes mais uma vez à disposição da comunidade universitária. Queremos avançar ainda mais”, disse Tonholo.

As eleições para a reitoria da Ufal, chamadas de consulta à comunidade acadêmica, ocorrem em agosto por meio de voto direto dos três segmentos que compõe a instituição. A próxima gestão da Ufal deve assumir em janeiro de 2024 e comandará a maior instituição federal de ensino de Alagoas no quadriênio 2024-2028. De acordo com o Regimento da eleição universitária, a consulta à comunidade acadêmica será no mês de agosto: primeiro turno nos dias 1 e 2 e, segundo turno, nos dias 8 e 9. Só haverá o segundo turno caso nenhuma das chapas concorrentes, em número superior a duas, alcance metade mais um (50% + 1) dos votos válidos apurados. O novo pleito será entre as duas chapas mais votadas.