Segurança

Secretária Jó Pereira discute, no MP, inclusão de combate à violência no currículo escolar

Em lançamento de projeto do MP, secretária de Educação anunciou atividades de contraturno em 20 escolas

Por Assessoria 07/07/2023 18h06
Secretária Jó Pereira discute, no MP, inclusão de combate à violência no currículo escolar
Secretária Jó Pereira discute, no MP, inclusão de combate à violência no currículo escolar - Foto: Assessoria

A secretária Municipal de Educação de Maceió, Jó Pereira, participou nesta sexta-feira (7), da reunião de lançamento do projeto “Dever de Casa: Proteção e Inclusão nas Escolas”. A iniciativa do Ministério Público Estadual visa incluir no currículo escolar das redes de ensino dos municípios alagoanos conteúdos didáticos que promovam o combate a todos os tipos de violência: doméstica, contra a mulher, crianças, minorias sociais e a sociedade como um todo.

Ocorrido na sede do MP-AL, o encontro contou com a presença de promotores de Justiça e dirigentes municipais de Educação de Alagoas.

Jó Pereira destacou a necessidade de avançar na oferta do contraturno escolar e de colocar a questão da violência contra a mulher, que também é representativa e cultural, no currículo, principalmente no transversal. A secretária anunciou ainda que nesse segundo semestre, a rede municipal se organiza para a oferta de atividades específicas de contraturno, que irão beneficiar quase quatro mil alunos, em 20 escolas.

“Precisamos avançar no contraturno das escolas, para ter mais tempo com essas crianças e deixar claro que existe uma rede de proteção à mulher vítima de violência e quanto mais for coesa essa rede, mais a gente consegue ir de encontro a essas violências cotidianas. Estamos reorganizando atividades do contraturno, trabalhando arte, cultura, reforço escolar e o programa Ginga de Capoeira”, garantiu.

Durante o encontro que debateu projetos e iniciativas que combatam os mais diversos tipos de violência, Jó Pereira anunciou, também, que em consonância com as demais iniciativas da gestão JHC, com foco em uma educação de qualidade, tecnológica e inclusiva, pela primeira vez a Semed contará em sua estrutura com uma coordenadoria específica de Direitos Humanos, cuja missão é trabalhar dentro das unidades educacionais temas como combate à violência e letramento racial.

Neste primeiro encontro, o Ministério Público, por meio do Núcleo de Educação, solicitou inicialmente que os dirigentes façam um diagnóstico, através de levantamento de dados, ações, programas e projetos já ativos nas redes municipais de ensino, bem como seus cronogramas, para que o MP-AL entenda como esses tópicos estão sendo tratados dentro das salas de aulas.

“Será um olhar específico sobre o que estamos fazendo e vamos aproveitar para refletir que precisamos ir além do que nós podemos fazer e provocar que outras instituições também apoiem nossos espaços de educação, porque sozinhos não venceremos desafios tão complexos”, prosseguiu a secretária de Educação de Maceió.

Violência nos espaços de Educação


“A questão da violência é importante estar no currículo, é importante que a gente faça esse dever de casa, esse levantamento de dados para que todos saibam o que está acontecendo, mas nós precisamos ir além do currículo, não só com relação à violência doméstica, mas com relação à violência aos espaços de educação”, destacou Jó, citando como exemplos dois casos recentes, ocorridos em CMEIs localizados no Benedito Bentes.

“O CMEI Maria José de Oliveira foi furtado sete vezes em dois meses. É uma questão de segurança pública que atinge os espaços de educação e que deve ter um direcionamento. Isso é representativo, por se tratar de um Centro de Educação Infantil, onde estão as nossas crianças de 0 a 5 anos. Já o CMEI Caic José de Melo foi roubado e depredado quatro vezes e hoje amanheceu sem energia. Colocamos segurança armada, então não conseguiram depredar, nem entrar, mas cortaram a energia e levaram os fios”, relatou a gestora.

Participaram da reunião promotores de Justiça, representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), secretários e representantes das redes municipais de Coqueiro Seco, Murici, Santa Luzia do Norte, Barra de Santo Antônio, Messias, Paripueira, Marechal Deodoro e Satuba, além de Maceió, e a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).